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Renome, vocação e gênero: duas musicistas brasileiras

Processo: 08/51671-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Fernanda Arêas Peixoto
Beneficiário:Dalila Vasconcellos de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Música brasileira   Compositores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compositoras Brasileiras | Etnografia Da Vida Cultural | Genero | Musica Brasileira

Resumo

Esta pesquisa visa esboçar o perfil e a trajetória de três compositoras eruditas brasileiras, formadas em instituições musicais prestigiadas no Brasil e na Europa, e atuantes no Rio de Janeiro, entre a segunda metade do século XIX e meados do XX. São elas: Luiza Leonardo (1859-1926), Joanídia Sodré (1903-1975) e Helsa Cameu (1903-1995). O objetivo principal é investigar as razões do silêncio sobre elas e suas obras, utilizando como contraponto a trajetória de dois outros compositores populares: Chiquinha Gonzaga (1847-1935), a única entre as compositoras a obter "nome próprio" e o compositor Ernesto Nazareth (1863-1934), que permite pensar um percurso masculino no interior do mesmo universo. Para alcançar os objetivos propostos tomamos como inspirações teórico-metodológicas a proposta de Clifford Geertz, segundo a qual não é possível falar em arte apenas em termos técnicos, mas somente enquanto "formas de sensibilidades" engendradas na vida social, e as noções de “trajetória” e "ritos de instituição” de Pierre Bourdleu. Analisaremos, de um lado, a carreira dessas compositoras, a partir da noção de trajetória, isto é, "da maneira singular" como cada uma delas percorre o universo musical da época (predominantemente masculino), e de outro, o cenário musical, marcado por determinados "ritos institucionais", que por meio da exclusão e violência simbólica, transformam limites e diferenças arbitrárias em "distinção legítima", O objetivo da pesquisa é mostrar a partir da apreensão dos "ritos institucionais" - produtores de marcas de exclusão das mulheres do reconhecimento e da aquisição do "nome próprio" como compositoras - que as categorias de classificação na música são impensáveis sem as distinções degenero, instituídas na (e pela) vida social. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Dalila Vasconcellos de. Renome, vocação e gênero: duas musicistas brasileiras. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.