Busca avançada
Ano de início
Entree

O espaco de formacao no curso de pedagogia num contexto de um projeto integrado do ensino de ciencias, matematica e pratica pedagogica.

Processo: 08/51965-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Anna Regina Lanner de Moura
Beneficiário:Adriana Ofretorio de Oliveira Martin
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade profissional   Formação de professores   Ensino de matemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Matematica | Formacao De Professores | Identidade Profissional | Integracao Disciplinar

Resumo

A presente pesquisa pretende estudar o espaço de formação, na visão do aluno, pelo projeto interdisciplinar intitulado "Narrativas na formação inicial do Pedagogo: possibilidades de articulação entre ensino e pesquisa num contexto de integração disciplinar", do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp que integra os contextos de formação das disciplinas: Fundamentos do Ensino de Ciências, Fundamentos do Ensino de Matemática, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Com referência na perspectiva do professor reflexivo de Shön, o projeto mencionado tem como objetivo criar condições para que docentes e estudantes de Pedagogia reflitam sobre a construção de conhecimentos e saberes pedagógicos e profissionais. Possui como instrumento principal para esta reflexão, as Narrativas tomadas na abordagem de Walter Benjamin como elaboração de forma regular de produções discursivas que se apresentam como um modo privilegiado de reflexão sobre a prática do magistério. Apoiando-nos nos pressupostos da psicologia histórico-cultural observaremos nas narrativas os significados e a relação que os alunos do curso de Pedagogia estabelecem sobre serem professores de Matemática no contexto de integração da disciplina Fundamentos do Ensino de Matemática com as demais disciplinas do projeto, bem como, o modo como percebem o espaço do projeto integrado para a sua formação enquanto docentes nos anos iniciais de escolarização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTIN, Adriana Ofretorio de Oliveira. Significados e sentidos sobre os processos formativos de estudantes de pedagogia. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.