Busca avançada
Ano de início
Entree

Pagamento por performance na educacao basica: uma revisao da literatura.

Processo: 08/51819-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Romualdo Luiz Portela de Oliveira
Beneficiário:Nathalia Cassettari
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao De Professores | Pagamento Por Performance | Politicas Publicas | Qualidade Docente | Remuneracao Docente

Resumo

O presente projeto de pesquisa surgiu do interesse em dar continuidade e ampliar a análise iniciada no Trabalho de Complementação de Curso, requisito opcional para a obtenção do diploma de graduação na Faculdade de Educação da USP, que teve como objetivo principal o estudo da produção acadêmica sobre os programas de remuneração baseados no desempenho dos docentes da educação básica. Tais programas surgem da critica à estrutura salarial tradicional de pagamento aos professores/as que, ao premiar apenas os anos de serviço e a formação adicional, não considera o trabalho realizado na sala de aula nem o aprendizado dos alunos. Para os defensores destas propostas, o pagamento por performance encoraja os/as professores/as a desenvolverem comportamentos favoráveis à melhoria da qualidade da educação e serve como um incentivo para atrair e reter os melhores professores/as na profissão. Já os opositores levantam diversos problemas na implementação destes programas, sendo que um dos pontos mais discutidos diz respeito aos critérios atribuídos à qualidade do trabalho docente e as formas de avaliação desta qualidade, uma vez que não existem consensos sobre o que é e o que faz um bom professor. Assim, as avaliações podem ser consideradas injustas, além de poderem provocar resultados diferentes dos esperados, tais como: diminuição da cooperação entre os professores, redução dos conteúdos curriculares ao que é cobrado nos testes, entre outros. O objetivo central da pesquisa proposta neste projeto é de aprofundar as análises sobre o pagamento por performance na educação básica, complementando-as com estudos sobre o mesmo tema na área de administração de empresas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASSETTARI, Nathalia. Remuneração variável para professores: revisão da literatura e desdobramentos no estado de São Paulo. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.