Busca avançada
Ano de início
Entree

Transicao epigea/hipogea de pimelodella spp. (siluriformes: heptapteridae): fisiologia da pigmentacao

Processo: 08/51593-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Fisiologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Visconti
Beneficiário:Renato Grotta Grempel
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurotransmissores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adaptacoes Troglomorficas | Ambientes Cavernicolas | Celulas Pigmentares | Hormonios Melanotropicos | Neurotransmissores | Teleosteos Cavernicolas

Resumo

Adaptação ao ambiente cavernícola é um evento convergente, caracterizado pelo aparecimento de algumas adaptações troglomórficas (exclusivamente subterrâneas) e, a redução ou perda dos olhos e pigmentação têm sido citadas como duas das mais notórias e conspícuas características adaptativas. Os organismos troglóbios são considerados um extraordinário material para estudos evolutivos, uma vez que as pressões seletivas são relativamente fáceis de serem identificadas. Mesmo com o crescente aumento do conhecimento sobre o desenvolvimento da célula pigmentar em teleósteos, muito pouco ainda se sabe a respeito de como a pigmentação é alterada ao longo da evolução: *No entanto, a pigmentação desses animais tem atraído relativamente pouca atenção dos pesquisadores. O presente trabalho tem como objetivos avaliar o grau de redução do tamanho e da densidade dos cromatóforos, e das respostas destas células a hormônios e neurotransmissores, de uma espécie hipógea (exclusivamente cavernícola), Pimelodella kronei, comparando-a com uma espécie congenérica, P. transitória, epígea (exclusivamente de superfície), com o intuito de se definir um padrão que correlacione o grau de redução da pigmentação com as características das células pigmentares das duas espécies. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENATO GROTTA GREMPEL; ELEONORA TRAJANO; MARIA APARECIDA VISCONTI. Regression of dark color in subterranean fishes involves multiple mechanisms: response to hormones and neurotransmitters. Neotropical Ichthyology, v. 18, n. 2, . (08/51593-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GREMPEL, Renato Grotta. Transição epígea/hipógea de Pimelodella spp. (Siluriformes: Heptateridae): fisiologia da pigmentação. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.