Busca avançada
Ano de início
Entree

Suplementação de ração de codornas com vitaminas a, d e e sobre o desempenho e qualidade dos ovos

Processo: 08/52547-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Vera Maria Barbosa de Moraes
Beneficiário:Rafael Henrique Marques
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Vitamina E

Resumo

Levando em conta a qualidade nutricional, o preço deste produto no mercado, o baixo consumo per capta de ovos e a quantidade da população subnutrida no nosso país, este estudo tem o principal objetivo de avaliar o efeito enriquecedor dos ovos quando da suplementação da vitamina E, na dieta de codornas, na tentativa de melhorar o nível nutricional dos consumidores e principalmente aqueles com baixo nível nutricional. Serão utilizadas 192 codornas na fase de postura, distribuídas em blocos ao acaso para controle do efeito inicial do peso e serão submetidas a quatro tratamentos (Controle, 200, 400 e 600 Ul de vitamina E/kg de ração), com 6 repetições e 8 aves por parcela. Os parâmetros de desempenho avaliados serão: consumo de ração, produção de ovos, peso médio dos ovos, conversão alimentar (consumo/dz e kg de ovos) e viabilidade. Os parâmetros de qualidade do ovo serão: Unidade Haugh, gravidade específica, espessura de casca e porcentagem de casca. Avaliação da quantidade de vitamina E no ovo: Após o final do quarto ciclo, ou seja, após 56 dias do início do experimento, quatro ovos de cada repetição serão coletados aleatoriamente. Os ovos serão pesados, assim como o mesmo procedimento será realizado com o albúmen e a gema, separadamente. Após a pesagem, as quatro gemas de cada repetição serão misturadas, onde será retirada uma única amostra para posterior análise. Portanto será necessária realização de 24 análises. A análise estatística desses resultados será obtida utilizando-se o procedimento GLM do SAS (Statistical Analysis System, 1995). Para se verificar a significância entre as médias dos tratamentos será utilizado o teste de Tukey a 5% de probabilidade. No 30°, 20°, 10° dia antes do término do experimento, quatro ovos de cada repetição serão colocados na geladeira (4º C) e um outro grupo da mesma quantidade de ovos serão armazenados em temperatura ambiente. Após a avaliação da qualidade externa e interna dos ovos, as gemas serão misturadas para posterior análise da quantidade de vitamina E. Os resultados para o dia "zero" serão aqueles obtidos no experimento 1. Portanto será necessária a realização de 144 análises. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, RAFAEL HENRIQUE; GRAVENA, RODRIGO ANTONIO; DA SILVA, JANAINA DELLA TORRE; ROCCON, JOSIANE; PICARELLI, JULIANA; HADA, FABRICIO HIROTA; DE QUEIROZ, SANDRA AIDAR; BARBOSA MORAES, VERA MARIA. Effect of supplementation of diets for quails with vitamins A, D and E on performance of the birds and quality and enrichment of eggs. REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA-BRAZILIAN JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 40, n. 6, p. 1222-1232, JUN 2011. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARQUES, Rafael Henrique. Suplementação de ração de codornas com vitaminas A, D e E sobre o desempenho e qualidade dos ovos. 2010. 100 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.