Busca avançada
Ano de início
Entree

Engenheiros dos ecossistemas em plantas: modificacoes e arquiteturais de folhas por lagartas de lepidoptera influenciam a estrutura de comunidades de artropodes.

Processo: 08/52380-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Gustavo Quevedo Romero
Beneficiário:Camila Vieira Curti
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/13658-5 - Associações entre aranhas e plantas: história natural, interações multitróficas e mutualismos, AP.JP
Assunto(s):Riqueza   Diversidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abundancia | Diversidade | Engenheiros De Ecossistemas | Enroladores De Folhas | Estrutura Do Habitat | Riqueza

Resumo

O padrão de distribuição e abundância das espécies pode ser fortemente afetado por engenheiros dos ecossistemas, i.e., espécies que alteram a estrutura física do ambientes disponibilizando novos habitats para demais organismos. Muitas famílias de lepidópteras podem ser classificadas como engenheiras dos ecossistemas, por serem responsáveis pela construção de refúgios durante seu desenvolvimento permitindo uma subseqüente colonização por diversas espécies de artrópodes. Borboletas da subfamília Charaxinae depositam seus ovos nas folhas das árvores de Croton floribundus (Euphorbiaceae) e durante sua metamorfose essas larvas enrolam as folhas dando origem a abrigos foliares. Depois de abandonados, tais refúgios podem abrigar artrópodes de diversos grupos taxonômicos (e.g., Araneae, Formicidae) e guildas (e.g., predadores, fitófagos, detritívoros e generalistas). Portanto, enroladores de folhas sobre plantas poderiam facilitar ocorrência de novas espécies, bem como aumentar a diversidade de artrópodes sobre plantas. No presente estudo serão desenvolvidos experimentos em campo usando folhas enroladas manualmente em diferentes formas e calibres (i.e., arquitetura) para testar (i) se artrópodes colonizam abrigos foliares em Croton floribundus e (ii) se a composição e abundância total e de diferentes guildas de artrópodes diferem em abrigos com diferentes arquiteturas. Os diferentes grupos de plantas com diferentes arquiteturas serão avaliados e comparados em um mesmo experimento quanto à abundância total, abundância para cada guilda (i.e., predadores, filófagos, detritívoros e generalistas), diversidade alfa (a), tamanho e riqueza desses artrópodes colonizadores, taxa de herbivoria, bem como a relação de número total de artrópodes por planta. Estas manipulações nos permitirão relacionar o tipo de arquitetura com a estrutura de comunidades desses artrópodes colonizadores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA, CAMILA; ROMERO, GUSTAVO Q.. Ecosystem engineers on plants: indirect facilitation of arthropod communities by leaf-rollers at different scales. ECOLOGY, v. 94, n. 7, p. 1510-1518, . (08/52380-3, 10/51636-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CURTI, Camila Vieira. Engenheiros dos ecossistemas em plantas: modificações arquiteturais de folhas por largatas de Lepidoptera influenciam a estrutura de comunidades de artrópodes. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.