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Validação e aplicação de um modelo computacional baseado em lógica fuzzy para avaliação da acurácia diagnóstica

Processo: 08/51800-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Obstétrica
Pesquisador responsável:Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Beneficiário:Rodrigo Jensen
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino   Diagnóstico de enfermagem   Tecnologia educacional   Lógica fuzzy
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diagnostico De Enfermagem | Logica Fuzzy | Tecnologia Educacional

Resumo

Introdução: O diagnóstico de enfermagem é complexo e possui um risco elevado de baixa acurácia, por ser uma interpretação do comportamento humano. Frente a isso, e com o objetivo de aprimorar o ensino do processo diagnóstico, foi desenvolvido um programa computacional a partir de um modelo de avaliação de acurácia diagnóstica, baseado em lógica fuzzy. Objetivos: Validar e aplicar um programa computacional baseado em lógica fuzzy, que avalia a acurácia diagnostica dos estudantes de graduação em enfermagem. Sujeitos e Métodos: Na lógica fuzzy, ao contrário da lógica tradicional, trabalha-se com limites imprecisos permitindo uma transição gradual de um estado de pertinência [1] a não pertinência [0]. O modelo desenvolvido oferece um ambiente de simulação. O processo ocorre na forma de linguagem natural com termos baseados na incerteza, porém é interpretado numericamente pelo sistema. A partir da entrada dos dados (fuzzificação) ocorre o processo de inferência. Concluído o processo ocorre a saída do dado (defuzzificação), indicando os diagnósticos prováveis. A validação do programa será feita por especialistas que o avaliarão quanto à construção e conteúdo. Após as alterações necessárias, o programa será aplicado junto a universitários, que estiverem cursando disciplina sobre diagnóstico de enfermagem. Análise dos dados: As respostas dos avaliadores serão analisadas qualitativamente, e a acurácia diagnostica dos alunos será determinada pela comparação com os diagnósticos indicados por especialistas. (AU)

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Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JENSEN, RODRIGO; PANSE SILVEIRA, PAULO SERGIO; SIQUEIRA ORTEGA, NELI REGINA; BAENA DE MORAES, MARIA HELENA. Software Application That Evaluates the Diagnostic Accuracy of Nursing Students. INTERNATIONAL JOURNAL OF NURSING KNOWLEDGE, v. 23, n. 3, p. 163-171, . (08/51800-9)
JENSEN, RODRIGO; BAENA DE MORAES LOPES, MARIA HELENA. Nursing and Fuzzy Logic: an Integrative Review. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 19, n. 1, p. 8-pg., . (08/51800-9)
RODRIGO JENSEN; MARIA HELENA BAENA DE MORAES LOPES; PAULO SÉRGIO PANSE SILVEIRA; NELI REGINA SIQUEIRA ORTEGA. Desenvolvimento e avaliação de um software que verifica a acurácia diagnóstica. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 46, n. 1, p. 184-191, . (08/51800-9)
JENSEN, RODRIGO; BAENA DE MORAES LOPES, MARIA HELENA. Enfermagem e lógica fuzzy: uma revisão integrativa. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 19, n. 1, p. 195-202, . (08/51800-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JENSEN, Rodrigo. Desenvolvimento e avaliação de um programa computacional baseado em lógica fuzzy para verificação da acurácia diagnóstica de estudantes de enfermagem. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.