Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade genetica em progenies de eucalyptus dunnii maiden para resistencia a ferrugem (puccinia psidii winter) em diferentes ambientes e validacao de marcas moleculares rapd ligadas a ferrugem.

Processo: 08/52412-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:Edson Seizo Mori
Beneficiário:Cleber da Silva Pinto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Eucalipto   Fungos   Ferrugem   Marcador molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eucalipto | Ferrugem | Fungo | Marcador Molecular | Parametro Genetico | Teste De Progenies

Resumo

A ferrugem causada pelo fungo Puccinia psidii Winter é uma das doenças mais limitantes no estabelecimento de novos plantios e na condução de brotações de algumas espécies e procedências de Eucalyptus. O método de controle mais eficiente é o plantio de populações de Eucalyptus resistentes à doença. O presente trabalho tem como objetivo estudar a variabilidade genética em progenies de Eucalyptus dunnii Maiden para resistência à ferrugem causada pelo fungo Puccinia psidii Winter e validação de marcas moleculares RAPD ligadas à ferrugem. Serão montados três testes de progenies de Eucalyptus dunnii, no campo, em áreas com histórico de observação de ocorrência da ferrugem pertencentes à empresa Suzano Papel e Celulose, plantados em espaçamento 3x2m, e um teste de progênies em ambiente controlado (câmara de inoculação), conduzido no Departamento de Produção Vegetal. Os experimentos serão instalados em blocos casualizados com 80 progênies de Eucalyptus dunnii, nove plantas por parcela e repetidos em seis blocos, totalizando 4320 plantas por teste. Serão feitas medições de altura de planta, avaliação da severidade de ataque do fungo e determinação do estagio foliar mais suscetível à doença. A estimativa da variabilidade genética será determinada utilizando o programa computacional GENES. Será feita, também, a validação das marcas moleculares RAPD para resistência a ferrugem nas progênies de Eucalyptus dunnii. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Cleber da Silva. Variabilidade genética em progênies de meios-irmãos de eucalyptus dunnii maiden para resistência a ferrugem (Puccinia psidii winter) em diferentes ambientes. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.