Busca avançada
Ano de início
Entree

Interferência por RNA in vitro e in vivo como antiviral para a raiva

Processo: 08/51519-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Paulo Eduardo Brandão
Beneficiário:Ekaterina Alexandrovna Durymanova Ono
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Zoonoses   Vírus da raiva   Interferência de RNA   RNA interferente pequeno   Sobrevida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antiviral | Raiva | Rnai | Sirna | Tratamento

Resumo

A raiva continua sendo uma zoonose de elevada magnitude, o que é indicado diretamente pelo grande número de casos humanos da doença, gerados por falta de alcance de medidas profiláticas em relação à população mundial. O agente etiológico, vírus da raiva, pertence ao genótipo 1 do gênero Lyssavirus, família Rhabdoviridae, ordem Mononegavirales, um vírus envelopado com ssRNA de polaridade negativa que codifica as cinco proteínas estruturais N (nucleoproteína), P (fosfoproteína), M (proteína de matriz), G (glicoproteína) e L (large), sendo N a mais conservada entre diferentes cepas de vírus da raiva. A busca por antiviraís em raiva levou à descrição de um protocolo baseado em associação de quetamina ribavirina, midazolam e amantadina, mas a falta de reprodutibilidade do mesmo ainda não permite que este seja considerado efetivo. Recentemente, uma nova tecnologia antiviral, denominada de interferência por RNA (RNAi) demonstrou-se efetiva para a terapia de doenças virais. A RNAi é baseada na capacidade de moléculas de dupla-fita de RNA, denominadas de short-interfering RNAs (siRNAs), de desencadear de modo específico o silenciamento gênico pós-transcncional de um modo específico e seqüência-dependente, levando à degradação de um determinado mRNA Este projeto tem por objetivos avaliar in vitro a eficiência de três diferentes siRNAs para silenciamento gênico pós-transcricional do gene codificador da proteína N do vírus da raiva, e testar in vivo um protocolo para terapia anti-rábica baseado em RNAi. Espera-se, com isto, contribuir para o desenvolvimento de protocolos mais seguros e eficientes para o tratamento contra a raiva e o aumento das chances de sobrevida de pacientes que apresentarem esta doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EKATERINA A. DURYMANOVA ONO; KEILA IAMAMOTO; JULIANA G. CASTILHO; PEDRO CARNIELI JR.; RAFAEL DE NOVAES OLIVEIRA; SAMIRA M. ACHKAR; MARIA L. CARRIERI; IVANETE KOTAIT; PAULO E. BRANDÃO. In vitro and in vivo inhibition of rabies virus replication by RNA interference. Brazilian Journal of Microbiology, n. ahead, p. 0-0, . (08/51519-8)
EKATERINA A. DURYMANOVA ONO; KEILA IAMAMOTO; JULIANA G. CASTILHO; PEDRO CARNIELI JR.; RAFAEL DE NOVAES OLIVEIRA; SAMIRA M. ACHKAR; MARIA L. CARRIERI; IVANETE KOTAIT; PAULO E. BRANDÃO. In vitro and in vivo inhibition of rabies virus replication by RNA interference. Brazilian Journal of Microbiology, v. 44, n. 3, p. 879-882, . (08/51519-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ONO, Ekaterina Alexandrovna Durymanova. Inibição da replicação do virus da raiva in vitro e in vivo por meio de interferência por RNA. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.