Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução dos marcadores diagnósticos e prognósticos de pacientes com DPOC no período de três anos

Processo: 08/52667-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Irma de Godoy
Beneficiário:Renata Ferrari
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dpoc | Exacerbacao | Imc | Mmrc | Sgrq | Tc6

Resumo

O objetivo do estudo é verificar a evolução dos marcadores diagnósticos e prognósticos de pacientes com DPOC e a associação destes marcadores com a ocorrência de exacerbação. Em estudo anterior, 120 pacientes foram acompanhados durante o período de um ano. As características basais foram associadas com a ocorrência de exacerbação da doença. Neste estudo, os pacientes incluídos na pesquisa anterior serão contatados a cada três meses para verificar a evolução e serão feitas perguntas relacionadas à freqüência das exacerbações, uso de medicamentos, freqüência e causa de hospitalizações e em caso de óbito, o motivo do mesmo. Ao completar três anos de acompanhamento, os pacientes serão convidados a realizar uma nova avaliação, que incluirá: espirometria pré e pós-broncodilatador, avaliação nutricional (antropometria é bioimpedância), avaliação da sensação da dispnéia por meio da escala modificada Medical Research Council (MMRC) e do índice basal de dispnéia (BDI), qualidade de vida por meio do Questionário do Hospital Saint George na doença respiratória e tolerância ao exercício (teste de caminhada de seis minutos - TC6). Em seguida será calculado o índice BODE de acordo com os pontos de corte do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1), do índice de massa do corpo, do MMRC e do TC6. A análise dos dados para verificar a evolução dos marcadores será realizada por meio do teste "T" para medidas repetidas. A associação da evolução dos marcadores com a ocorrência de exacerbação e mortalidade serão avaliadas por meio da análise de regressão logística. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRARI, RENATA; TANNI, SUZANA E.; CARAM, LAURA M. O.; NAVES, CRISTIANE R.; GODOY, IRMA. Predictors of health status do not change over three-year periods and exacerbation makes difference in chronic obstructive pulmonary disease. HEALTH AND QUALITY OF LIFE OUTCOMES, v. 9, . (04/00517-4, 08/52667-0)
RENATA FERRARI; SUZANA ERICO TANNI; PAULO ADOLFO LUCHETA; MÁRCIA MARIA FAGANELLO; RENATA ANTONIALLI FERREIRA DO AMARAL; IRMA GODOY. Preditores do estado de saúde em pacientes com DPOC de acordo com o gênero. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 36, n. 1, p. 37-43, . (04/00517-4, 08/52667-0)
FERRARI, R.; TANNI, S. E.; FAGANELLO, M. M.; CARAM, L. M. O.; LUCHETA, P. A.; GODOY, I.. Three-year follow-up study of respiratory and systemic manifestations of chronic obstructive pulmonary disease. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 44, n. 1, p. 46-52, . (04/00517-4, 08/52667-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERRARI, Renata. Evolução dos marcadores diagnósticos e prognósticos de pacientes com DPOC no período de três anos. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina. Botucatu Botucatu.