Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito da mudanca no uso da terra na vazao e umidade do solo: uma investigacao do sistema atmosfera-biosfera-hidrosfera para a bacia do piracicaba-jundiai-capivari.

Processo: 09/50051-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Humberto Ribeiro da Rocha
Beneficiário:Jonathan Mota da Silva
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Evaporação   Micrometeorologia   Hidrometeorologia   Ciclo hidrológico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclo Hidrologico | Evaporacao | Fluxos Turbulentos | Hidrometeorologia | Micrometeorologia | Modelagem Da Biosfera

Resumo

O objetivo desta proposta é avaliar os impactos da mudança de uso da terra na precipitação, vazão e umidade do solo, para a bacia do Piracicaba-Jundiaí -Capivari (PCJ), responsável pela produção de 50% da água consumida pelos habitantes da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), através da utilização de modelagem numérica do sistema atmosfera-biosfera-hidrosfera, em alta resolução. A estratégia proposta é promover o aperfeiçoamento (calibração) de um sistema integrado de modelagem (atmosfera, biosfera e hidrosfera), e realizar estudos de caso em escalas de espaço e de tempo suficientemente necessárias para se delinear os padrões dominantes. Para isso serão realizadas simulações com um modelo atmosférico e um hidrológico utilizando cenários de mudança de uso da terra com alta resolução espacial, por meio da prescrição de uma máscara de vegetação acurada do estado da vegetação atual (cenário controle) e pela substituição da mesma por reflorestamento (eucalipto) e monocultura de cana-de-açúcar sobre a região das micro-bacias do PCJ. Também serão utilizados dados de torres de fluxo em pastagens, cana-de-açúcar, eucalipto e Mata Atlântica, que proverão a calibração dos fluxos de energia e CO2 no domínio simulado. Adicionalmente, serão utilizados dados de vazão na área do PCJ, oriundos do DAEE/SP e ANA, para calibração do modelo hidrológico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Jonathan Mota da. O serviço ambiental hidrológico das áreas de proteção permanente: um estudo de caso com modelagem numérica em pequena e mesoescala na bacia do Rio Piracicaba. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Astronômico e Geofísico (IAG/SBD) São Paulo.