Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e otimização de metodologias para aminas aromáticas e corantes azóicos em produtos têxteis, e amostras ambientais, por eletroforese capilar e cromatografia líquida acopladas a..

Processo: 08/54195-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Marina Franco Maggi Tavares
Beneficiário:Aline Klassen
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas   Eletroforese capilar   Compostos azo   Cromatografia líquida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aminas Aromaticas | Corantes Azoicos | Cromatografia Liquida | Eletroforese Capilar | Espectrometria De Massas

Resumo

Os corantes pertencentes às classes de corantes diretos, azóicos, dispersivos, e pré-metalizados, apresentam grupos cromofóricos do tipo azo (N=N), e são amplamente empregados em numerosas aplicações na indústria para colorir vários produtos de consumo, tais como: couro, roupas, alimentos, brinquedos, plásticos e cosméticos. Entretanto, pelo fato de formarem aminas aromáticas carcinogênicas, quando a ligação N=N é quebrada, seu uso está sujeito à legislação. Portanto a quantificação de aminas aromáticas e corantes azóicos é de grande importância, tanto em produtos têxteis, principalmente aos destinados à exportação, quanto em amostras ambientais (rios próximos a indústrias têxteis ou águas de abastecimento). Neste projeto, as 20 aminas aromáticas banidas pela Comunidade Européia serão separadas e quantificadas por meio de eletroforese capilar, por detecção por UV e espectrometria de massas, em amostras têxteis (roupas e tecidos), e, alguns corantes azóicos selecionados (Disperse orange 37, violet 93 e blue 373) e respectivas aminas serão separados e quantificados em amostras ambientais no Estado de São Paulo (água de rio, águas de abastecimento, etc), pelas mesmas técnicas. Em virtude da cromatografia liquida ser uma técnica muito bem estabelecida, as características de performance dos métodos propostos serão consolidadas por validação cruzada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KLASSEN, Aline. Desenvolvimento de métodos para determinação de aminas aromáticas em amostras têxteis por eletroforese capilar. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.