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Trajetória epistemológica de Milton Santos: uma leitura a partir da centralidade da técnica, dos diálogos com a economia política e da cidadania como práxis

Processo: 08/54893-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:María Laura Silveira
Beneficiário:Flávia Christina Andrade Grimm
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Epistemologia   Geógrafos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Categoria | Epistemologia | Geografia | Milton Santos | Teoria

Resumo

Nesta pesquisa buscamos reconhecer a contribuição que o sistema de categorias e conceitos proposto pelo geógrafo Milton Santos (1926-2001) trouxe aos debates teóricos em Geografia. Temos como objetivo verificar o processo de internalização de categorias externas à disciplina que, incorporadas ao seu sistema teórico, dinamizaram categorias internas (sintéticas e analíticas). Esse processo resulta dos diálogos que o autor estabeleceu com diferentes debates geográficos, com as demais Ciências Sociais e com a Filosofia. Para compreender o dinamismo desse processo, buscaremos a gênese e a evolução de categorias e conceitos centrais que compõem seu sistema de idéias. No intuito de reconhecer sua trajetória teórico-epistemológica, interessa-nos verificar os contextos histórico, social, político e técnico que marcaram as etapas de sua produção. Aqui, pretendemos investigar as mudanças pelas quais o mundo passou a partir de meados do século XX e, também, alguns dados de sua biografia que interferiram em sua trajetória intelectual (os lugares onde viveu, lecionou, pesquisou, etc.). Para relacionar o processo de teorização do autor e os debates conceituais por ele estabelecidos (na Geografia e em outras áreas do conhecimento) às respectivas conjunturas históricas, nos voltaremos para uma "abordagem contextual" (Berdoulay, 1981). Ainda como recurso de método, partiremos de três eixos centrais de discussão teórica, que envolvem a Técnica, a Economia Política e a Cidadania. Paralelamente a um esforço de periodização, esses eixos nos permitirão relacionar os objetivos propostos, evitando um enfoque puramente cronológico. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GRIMM, Flávia Christina Andrade. Trajetória epistemológica de Milton Santos. Uma leitura a partir da centralidade da técnica, dos diálogos com a economia política e da cidadania como práxis. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.