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Revelar o cenario, emprestar a paisagem: o trabalho in situ de daniel buren e o sistema da arte (1967-1987)

Processo: 09/50197-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Francisco Cabral Alambert Junior
Beneficiário:Tiago Machado de Jesus
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/23290-9 - Os lugares da crítica: uma análise da obra de Daniel Buren (1967-1990), BE.EP.DR
Assunto(s):Pós-modernismo   Modernismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capitalismo Tardio | Critica Institucional | Daniel Buren | Modernismo | Neovanguarda | Pos-Modernismo

Resumo

Procurando privilegiar, como documento primário, os escritos do artista plástico francês Daniel Buren, mas considerando os registros visuais produzidos em torno de sua obra, a pesquisa proposta se desdobra entre 1965 e 1990, em três etapas. Primeiramente trata-se de Investigar o contexto histórico de surgimento da crítica radical à pintura modernista feita em meados dos anos sessenta pelo autor investigado, cujo resultado, ao fim da década, foi à elaboração de seu dispositivo crítico conhecido como "ferramenta visual" (outil visuel), que expande a forma crítica, explorando a relação entre obra e lugar. Num segundo momento, será caso mapear, através dos debates condensados na obra escrita de Buren, os problemas surgidos na instalação deste dispositivo, que em sua obra se constitui como um elemento variavelmente repetido. Durante este período as intervenções críticas de Buren passam a se confrontar com um campo artístico em profunda modificação. Trata-se de uma situação marcada por um aparente paradoxo, pois parece agregar o surgimento de novos modos institucionais de valorização da arte com a crítica dos próprios mecanismos que operam as divisões categoriais clássicas (pintura e escultura) responsáveis pela criação de um objeto artístico. Este processo ocorre no momento mesmo de ascensão gradual de uma nova "lógica" cultural conhecida como pós-modernismo em simultaneidade com a ascensão do capitalismo tardio. Ao se compreender este contexto histórico de alteração estrutural no funcionamento das instituições artísticas, propomos uma leitura critica e historicamente orientada da obra deste autor (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JESUS, Tiago Machado de. Revelar o cenário, emprestar a paisagem: o trabalho in situ de Daniel Buren e o sistema da arte (1967-1987). 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.