Busca avançada
Ano de início
Entree

Linfoma canino: papel do meio-ambiente

Processo: 08/54612-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Katia Cristina Kimura
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cães   Citologia   Linfoma   Poluentes ambientais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caes | Citologia | Fatores Ambientes | Linfoma | Poluentes | Questionario Epidemiologico

Resumo

As hemopatias malignas, mais particularmente, os linfomas estão presentes nos seres humanos quanto nos animais, em particular nos cães. Os linfomas são neoplasias malignas oriundas de células originárias do tecido linfoide e apresentam diferentes subtipos histológicos e apresentações clínicas. Em cães a etiologia é desconhecida, ao contrário de outras espécies tais como em seres humanos, primatas, felinos, bovinos, roedores, aves (MOULTON, 1990; COTRAN, et. al., 1994). O linfoma não Hodgkin em cães é semelhante ao linfoma não Hodgkin em humanos. Alguns trabalhos mostram um aumento do risco adquirido de linfoma devido à utilização de 2,4 ácido fenoxiacético. Outro trabalho identificou um risco de linfoma devido ao tabagismo passivo (BERTONE et al. 2002; FOURNEL -FLEURY et. al.,2002; DOBSON, et. al.,2001; TESKE, 1994). Este trabalho tem como objetivo de realizar de um estudo abordando a população canina com linfoma em relação ao meio ambiente como o conjunto dos contaminadores físicos, químicos e biológicos da água, do ar, da terra, da cadeia, aplicados aos proprietários do cão, através de um questionário epidemiológico. Este trabalho tem como objetivo de realizar de um estudo abordando a população canina com linfoma em relação ao meio ambiente como o conjunto dos contaminadores físicos, químicos e biológicos da água, do ar, da terra, da cadeia aplicados aos proprietários do cão. O diagnóstico de linfoma será feito através do exame citológico e imunofenotipagem correlacionando os resultados acima, levando em consideração as diferentes regiões da Cidade de São Paulo e dados epidemiológicos, através da cartografia pelo Sistema de Informação Geográfica (SIG). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANINI, DANIELLE ALMEIDA; KIMURA, KATIA CRISTINA; NISHIYA, ADRIANA TOMOKO; UBUKATA, RODRIGO; LEANDRO, RAFAEL MAGDANELO; DE BRITO, CLAUDIA PRADO; TROMBETTI, MARCIA; LAGOA, ANA CAROLINA; MACEDO, THAIS RODRIGUES; DE SA RODRIGUES, LUCAS CAMPOS; et al. Environmental risk factors related to the development of canine non-Hodgkin's lymphoma. Ciência Rural, v. 43, n. 7, p. 1302-1308, . (10/00418-7, 08/54612-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KIMURA, Katia Cristina. Linfoma canino: papel do meio ambiente. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.