Busca avançada
Ano de início
Entree

Diarreia neonatal em bovinos de corte: estudo longitudinal da ocorrência de patógenos transmissíveis em propriedades com casos esporádicos em com casos recorrentes

Processo: 08/51615-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Paulo Eduardo Brandão
Beneficiário:Giselle Ayres Razera Rossa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etiologia   Enteropatias em animal   Diarreia   Bovinos de corte   Bezerros   Coronavirus bovino   Glicoproteína da espícula de Coronavirus   Enterobacteriaceae   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bezerros | Coronavirus | Corte | Diarreia | Etiologia | Rotavirus

Resumo

A diarreia em bezerros de corte neonatos é considerada uma das principais causas de morbidade e mortalidade nesses animais, acarretando significativas perdas econômicas. Já foi descrito o envolvimento de diferentes enteropatógenos (virais, bacterianos e parasitários), isoladamente ou em associação, na etiologia de quadros diarréicos em bezerros. No entanto, a presença de potenciais enteropatógenos em bezerros neonatos sadios, importantes reservatórios, é ainda pouco conhecida. O objetivo do presente projeto é investigar a microbiota entérica de bezerros de corte neonatos, sadios e com diarreia. Para isso, será realizada a investigação virológica, bacteriológica e parasitológica das fezes desses animais. A investigação virológica consistirá na pesquisa da presença de coronavírus bovino (BCoV), pela reação em cadeia pela polimerase em nested (nested-RT-PCR) e na pesquisa da presença de rotavírus (por eletroforese em gel de poliacrilamida -PAGE). O material genético dos BCoVs encontrados será submetido ao sequenciamento parcial do gene codificador da subunidade S1 da proteína de espícula, para que se determinem as relações genealógicas entre os mesmos. A investigação bacteriológica será realizada por meio de isolamento bacteriano, identificação de espécies por séries bioquímicas e PCR para pesquisa de fatores de virulência de E. coli, enquanto a investigação parasitológica será realizada pela técnica de centrifugo-flutuação, em solução saturada de sacarose, para investigação de oocistos de Cryptosporidium sp. e Eimeria sp., cistos de Giardia sp e ovos de Strongyloidea Pretende-se como contribuição a identificação dos potenciais enteropatogenos (ou associações) presentes nas fezes de bezerros de corte sadios e com diarreia para o esclarecimento da etiologia de tais processos visando o estabelecimento de medidas profiláticas e de controles mais eficientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSSA, Giselle Ayres Razera. Um estudo longitudinal da ocorrência de potenciais patógenos entéricos em fazendas com casos esporádicos e com casos recorrentes de diarréia em bezerros de corte. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.