Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil da susceptibilidade antimicrobiana e genes de virulencia de cepas de salmonella spp isoladas na cadeia de producao de carne bovina de exportacao

Processo: 08/55708-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco
Beneficiário:Janaina Thais Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Carne bovina   Resistência microbiana a medicamentos   Salmonella
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carne Bovina | Gene De Virulencia | Resistencia Antimicrobiana | Salmonella Spp

Resumo

A carne bovina enfrenta um problema freqüente que são as zoonoses latentes, causadas por microrganismos patogênicos presentes em animais chamados "reservatórios", nos quais esses microrganismos não causam nenhuma patologia. Uma vez presentes nos animais, podem contaminar a cadeia produtiva de produtos cárneos. A carne está exposta às contaminações em todas as fases do seu processamento tecnológico, particularmente nas operações em que é mais manipulada e sempre que não são tomados cuidados especiais em relação às Boas Práticas de Fabricação. Um dos microrganismos patogênicos presentes em animais e no homem é a Salmonella spp que é o principal microrganismo causador de doenças de origem alimentar tanto no Brasil como em outros países mais desenvolvidos. A preocupação com este patógeno é ainda maior quando se verifica o surgimento e disseminação de cepas multi-resistentes e potencialmente mais patogênicas. Dada a escassez de dados relativos à Salmonella spp na carne bovina de exportação produzida no Brasil, esse estudo objetiva levantar dados sobre: prevalência de Salmonella spp na cadeia produtiva de carne bovina, através de amostragem no couro do animal abatido, na carcaça após a esfola e na carcaça após a toalete, antes da refrigeração; nível de contaminação de Salmonella spp (UFC/cm2) nos pontos amostrados; sorovares mais freqüentes entre as cepas isoladas; genes de virulência presentes nas cepas isoladas; perfil de susceptibilldade antimicrobiana das cepas isoladas; correlação genética entre as cepas isoladas nos diferentes pontos amostrados (tipagem molecular). Pretende-se assim, contribuir com novas informações que permitam que o Brasil tenha uma participação mais efetiva nas discussões nos diferentes Comitês Internacionais do Codex Alimentarius, principalmente nos temas relativos as Análise de Riscos Microbiológicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Janaina Thais. Salmonella spp na cadeia de produção de carne bovina de exportação: ocorrência, perfil de susceptibilidade antimicrobiana, genes de virulência e perfil de macrorrestrição do PFGE. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.