Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrao de distribuicao e localizacao de expressao das proteinas vilip-1, receptor sensor de calcio e receptor metabotropico do glutamato 1 em tecidos de pacientes com epliepsia do lobo temporal.

Processo: 08/56333-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Lília Freire Rodrigues de Souza Li
Beneficiário:Paula Hespanholo Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Epilepsia   Hibridização in situ
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epilepsia | Esclerose Mesial Temporal | Hibridacao In Situ | Metabolismo De Calcio | Metabotropico De Glutamato | Receptor Sensor De Calcio

Resumo

A esclerose hipocampal é uma das mudanças patológicas mais comuns em pacientes com epilepsia do lobo mesial temporal e os receptores metabotrópicos do glutamato (mGluR) são expressos em regiões epileptogênicas chaves do cérebro, entre elas o hipocampo. A ativação do mGluR é um dos eventos iniciais na gênese da esclerose hipocampal e induzindo dano neural através da mediação do aumento do influxo de íons cálcio. Além disso, o mGluR também participa da plasticidade sináptica, regulando a expressão de diversos genes, entre eles o da proteína VILIP-1. VILIP é uma proteína ligadora de cálcio de alta afinidade que reduz a disponibilidade deste íon podendo proteger a célula neuronal de danos devido a influxo de cálcio, entretanto sua distribuição no hipocampo e sua expressão em esclerose hipocampal não está bem definida. Uma outra proteína que interage com cálcio e induz aumento do cálcio intracelular é o receptor sensor de cálcio (CASR). O CASR pertence à mesma família do mGluR, e tem um papel já bem estabelecido na homeostase do cálcio extracelular, porém, sua função no hipocampo, onde também é expresso, ainda não está bem definida. Devido à sua similaridade estrutural com o mGluR e ao papel importante do cálcio na neurotoxicidade, este trabalho propõe o estudo da relação do CASR e da VILIP-1 com esclerose hipocampal, tendo como objetivo investigar o padrão de distribuição e localização da expressão das mensagens e das proteínas CASR, mGluR1 e de VILIP-1 em hipocampos de pacientes com epilepsia do lobo mesial temporal submetidos à cirurgia e em indivíduos controles, sem história prévia de doenças do sistema nervoso central. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Paula Hespanholo. Padrão de distribuição e localização de expressão das proteínas VILIP-1, receptor sensor de cálcio e receptor metabotrópico do glutamato 1 em tecidos de pacientes com epilepsia do lobo temporal. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.