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Violência sexual e a formação de educadores: uma proposta de intervenção

Processo: 08/56881-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Renata Maria Coimbra Libório
Beneficiário:Rita de Cássia Ferreira dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento humano   Formação de professores   Proteção à criança e ao adolescente   Delitos sexuais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Humano | Escola | Formacao De Professores | Protecao | Risco | Violencia Sexual

Resumo

A violência sexual pode ocorrer em todas as faixas etárias e nas várias classes sociais em todo o mundo e têm mobilizado diversos segmentos sociais. Acreditamos que a escola tem um enorme potencial e possibilidade de revestir suas ações com um caráter protetivo. Neste sentido, elaboramos a proposta deste trabalho, de natureza quali-quantitativa, com o intuito de verificar o conhecimento dos alunos dos últimos anos dos cursos de licenciatura da FCT/ UNESP - Presidente Prudente, relativos à violência sexual contra crianças e adolescentes antes e após um programa de intervenção, no sentido de constatar qual o impacto deste em suas concepções e delinear uma proposta que possa ser incorporada a formação inicial de profissionais da educação. A pesquisa será composta por três fases. Inicialmente será realizada a fase diagnostica e de seleção dos sujeitos. Serão aplicados questionários em todos os alunos dos penúltimos anos dos cursos de licenciatura para verificar os conhecimentos sobre o tema, bem como levantar o número de interessados em participar da fase de intervenção. Serão selecionados 12 participantes por adesão, e caso o número de sujeitos interessados seja maior que o definido realizaremos um sorteio aleatório. A segunda fase da pesquisa consistirá na realização de entrevistas semi-estruturadas que servirão para conhecer melhor as concepções e crenças dos participantes sobre o tema. Baseados nas informações levantadas nas duas fases anteriores partiremos para a última fase, as intervenções. Serão realizados encontros quinzenais com os participantes, com o objetivo de compartilhar com os sujeitos momentos de reflexão e diálogo. Por fim, após esse período serão realizadas novas entrevistas para avaliar as modificações mais significativas nas concepções dos sujeitos, decorrentes da intervenção e refletir sobre seus limites e possibilidades. (AU)

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