Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de eficiencia relativa para a reatividade em silicatos

Processo: 08/56617-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Leonardo Theodoro Bull
Beneficiário:Angélica Cristina Fernandes Deus
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Silicatos   Milho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corretivos De Acidez | Grunulometria | Milho | Silicatos

Resumo

Com o objetivo de estabelecer os valores de reatividade e avaliar a velocidade de neutralização da acidez por materiais silicatados em solos distintos, bem como verificar a eficiência destes materiais no desenvolvimento de plantas de milho serão realizados três experimentos. O 1º experimento constará da curva de neutralização dos solos, para determinar quantidades equivalentes de óxidos de cálcio e magnésio necessários para elevar o pH em CaCI2 a 6,0, para isso cada tipo de solo (NEOSSOLO QUARTZARÊNICO, LATOSSOLO VERMELHO Distrófico textura franco arenosa e NITOSSOLO VERMELHO Eutrófico) receberá doses crescentes de seis materiais corretivos (wollastonita, silicato de cálcio, silicato de cálcio e magnésio, escoria de aciaria, calcário dolomítico e calcário calcítico) para cada fração granulométrica estabelecida na legislação (peneiras com malha de 2 mm (ABNT no10), 0,84 mm (ABNT no20) e 0,30 mm (ABNT no50) e < 0,30 mm), o pH dos solos será determinado após 1 mês de incubação. O 2º experimento terá a finalidade de estabelecer os valores de reatividade e avaliar a velocidade de neutralização da acidez por materiais silicatados em solos distintos, o experimento constará da aplicação das doses recomendas no primeiro experimento, para cada fração granulométrica, sendo os tratamentos: os seis materiais corretivos, as quatro frações granulométricas e quatro épocas de amostragens (30, 60, 90 e 120 dias após incubação), nos mesmos três tipos de solos. O 3º terá a finalidade de avaliar esses corretivos no desenvolvimento da planta de milho e será constituído dos mesmos seis materiais corretivos e quatro doses (0, 0,5; 1 e 2 vezes a necessidade de calagem para elevar V% a 70), sendo o milho semeado após 60 dias de incubação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DEUS, Angélica Cristina Fernandes. Avaliação de eficiência relativa para a reatividade em silicatos. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.