Busca avançada
Ano de início
Entree

A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musical

Processo: 08/56042-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
Beneficiário:Luciana Elena Sarmento
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação musical   Ecologia acústica   Paisagem sonora
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ecologia Acustica | Educacao Musical | Escuta | Meio Ambiente | Musica

Resumo

Em face das contínuas mudanças que vêm delineando a sociedade contemporânea no tocante às formas de escutar e perceber a paisagem sonora, suas transformações, e procurando descobrir de que modo este fator influencia o fazer musical, nesta pesquisa têm-se o propósito de realizar um estudo acerca de como a escuta é tratada na educação musical, tendo como ponto de partida o pensamento de R. Murray Schafer. Para tanto, pretende-se observar o trabalho de alguns educadores musicais da cidade de São Paulo com a finalidade de investigar se eles são influenciados ou não pelo pensamento do autor e de que maneira estes realizam o trabalho de escuta com seus discentes. Pretende-se também discutir a pertinência da abordagem de Schafer nos dias atuais. Para tanto, tem-se o propósito de realizar uma ampla revisão bibliográfica que evidencie a maneira como se dá o processo da escuta no ensino de música em diferentes épocas, com ênfase nas ideias do citado autor. A segunda parte do trabalho, na qual será realizada uma pesquisa de campo, contará com observação de aulas, questionários e entrevistas. Os dados coletados serão analisados e interpretados, com o intuito de trazer informações acerca de como a escuta é tratada nas propostas de educação musical vigentes. Neste momento, com a iminência do retorno da música às escolas públicas brasileiras, esta pesquisa justifica-se pela adequação das propostas de Schafer ao Brasil, em virtude da facilidade material que ela traz em si: o corpo, a voz e objetos do cotidiano são suficientes para o desenvolvimento de suas ideias. Espera-se que esse trabalho possa contribuir na divulgação das propostas de Schafer bem como perceber seu alcance e grau de utilização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SARMENTO, Luciana Elena. A escuta na contemporaneidade: uma pesquisa de campo em educação musical. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Artes. São Paulo São Paulo.