Busca avançada
Ano de início
Entree

A influencia de diferentes meios de cultura na geracao de celulas dendriticas para o tratamento imunoterapico de pacientes com leucemia mieloide aguda.

Processo: 08/56833-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Simone Cristina Olenscki Gilli
Beneficiário:Gisele da Silva Simoneti
Instituição Sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Leucemia mieloide aguda   Vacinas   Imunoterapia   Células dendríticas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas Dendriticas | Imunoterapia | Leucemia Mieloide Aguda | Vacina

Resumo

Vacinas de células dendríticas vêm sendo utilizadas como forma de tratamento imunoterápico adjuvante para várias neoplasias, protocolos de produção têm sido desenvolvidos e o método ideal de produção para uso clínico ainda necessita ser definido. Existe um enorme interesse na definição de protocolos e reagentes quo ofereçam, a partir de células mononucleares do sangue periférico, células dendríticas seguras e funcionais para uso clínico. A substituição de componentes séricos, tanto de origem animal corno human, é de crucial importância para minimizar os riscos de xenosensibilização, transmissão de doenças e comprometimento da diferenciação e função celular. Vários tipos de meios livres de soro, baseados nas boas práticas de produção-"geos manufacture practice" (GMP), têm sido utilizados recentemente. Apesar disso, alguns autores ainda concordam com a necessidade de suplementação sérica desses meios. Baseado na necessidade de se delimitar um protocolo, minimizando os riscos para sua aplicação clínica, o objetivo desse estudo será avaliar os resultados da diferenciação, maturação e funcionalidade de células dendriticas de pacientes com leucemia mielóide aguda, produzidas a partir de um protocolo que utilize meios comerciais livres de soro e compará-los com o meio de uso corrente na literatura, suplementados ou não com soro autólogo. Posteriormente, esse protocolo será utilizado para a terapêutica em pacientes com leucemia mielóide aguda. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIMONETI, Gisele da Silva. A influência de diferentes meios de cultura na geração de células dendríticas para o tratamento imunoterápico de pacientes com leucemia mieloide aguda. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.