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Cinema de fluxo: Hou Hsiao-hsien e o limite da noção de mise-en-scène no cinema contemporâneo

Processo: 08/56873-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Ismail Norberto Xavier
Beneficiário:Luiz Carlos Gonçalves de Oliveira Jr.
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estética do cinema   Artes cênicas   Revistas   Cineastas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema | Contemporaneo | Estetica | Fluxo

Resumo

A pesquisa parte de um estudo sobre o conceito de mise-en-scène cinematográfica. Analisarei os principais aspectos implicados por tal conceito, desde suas relações com as artes cênicas (de onde a expressão mise-en-scène foi importada) até a definição radical feita por uma parte da crítica francesa no final dos anos 1950 e início dos 1960, concentrada nas revistas Cahiers du Cinéma e Présence du Cinéma. Tal estudo tem por objetivo entender em que medida esse conceito é redimensionado ou ultrapassado por uma tendência estética que identificarei no cinema contemporâneo, e a qual denominarei cinema de fluxo. Dentro do cinema de fluxo, focalizarei o cineasta taiwanês Hou Hsiao-hsien, cuja obra melhor representa o terreno estético que pretendo abordar. O cinema de fluxo torna problemática a noção de cena, de decupagem, de linguagem, de mise-en-scène, sendo menos uma organização inteligente da cena do que um agenciamento de intensidades e estados afetivos da imagem. Mas onde exatamente o cinema de fluxo ultrapassa a mise-en-scène e onde permanece nela, porém apresentando-a em nova configuração? O projeto deverá interrogar a mise-en-scène enquanto procedimento medular da estética cinematográfica e avaliar sua presença, ou ausência, no cinema contemporâneo, estabelecendo a obra de Hou Hsiao-hsien como eixo privilegiado desta discussão. (AU)

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