Busca avançada
Ano de início
Entree

O envolvimento de idosos em atividades prazerosas: passos iniciais para a adaptacao transcultural de um instrumento.

Processo: 08/56855-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Elizabeth Joan Barham
Beneficiário:Heloísa Gonçalves Ferreira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Idosos   Cuidadores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aspectos Positivos | Atividades Prazerosas | Cuidador | Idoso | Validacao Transcultural

Resumo

Existe uma ampla literatura sobre o bem-estar do cuidador familiar de idosos, sendo que a tendência inicial dessas pesquisas foi focar-se no impacto negativo do cuidado, uma vez que esta tarefa implica em dificuldades e mudanças onerosas ao cuidador. No entanto, nas últimas décadas, pesquisas têm mostrado o contexto do cuidado como uma realidade complexa e multifacetada, provedor de conseqüências positivas e não apenas negativas. Estudos mostram que a percepção de benefícios nessa tarefa pode ser uma resposta ou estratégia com função protetora na saúde física e emocional dos cuidadores. A literatura consultada mostrou que no Brasil, as pesquisas que abordam esse tema são ainda muito incipientes, bem como, não existe ainda um instrumento validado para a realidade brasileira que avalie dimensões positivas do contexto do cuidado. Este projeto se propõe a fazer uma revisão da literatura para identificar e comparar instrumentos existentes, que avaliam a freqüência do envolvimento de idosos em atividades e o nível de prazer subjetivo experimentado em cada uma delas. O instrumento com as melhores propriedades psicométricas e que aparenta ser o mais relevante ao contexto brasileiro será eleito para ser submetido aos passos iniciais de Uma validação transcultural (análise de conteúdo e de construto, tradução e avaliação da consistência interna), para a população brasileira. A nova versão deste instrumento contribuirá para a realização de pesquisas, planejamentos e avaliações de estratégias preventivas focadas na promoção de bem-estar entre idosos e seus cuidadores, no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANNY GISELLY MILHOME DA COSTA; HELOISA GONÇALVES FERREIRA; NEIVA FRANCENELY CUNHA VIEIRA; ELIZABETH JOAN BARHAM; FABIANE DO AMARAL GUBERT; ADRIANA GOMES NOGUEIRA FERREIRA; LÍGIA FERNANDES SCOPACASA; PATRÍCIA NEYVA DA COSTA PINHEIRO. Imagens e concepções de adolescentes moradores de zonas rurais sobre saúde. Cadernos de Saúde Pública, v. 29, n. 12, p. 2554-2560, . (08/56855-6)
HELOISA GONÇALVES FERREIRA; ELIZABETH JOAN BARHAM. Adaptação transcultural de um instrumento para avaliar o envolvimento de idosos em atividades prazerosas. Cadernos de Saúde Pública, v. 29, n. 12, p. 2554-2560, . (08/56855-6)