Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade e quantidade em nicole oresme

Processo: 08/56856-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Fátima Regina Rodrigues Évora
Beneficiário:Iara Velasco e Cruz Malbouisson
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/58322-7 - A filosofia de Aristóteles, AP.TEM
Assunto(s):Aristóteles
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aristoteles | Intensificacao | Oresme | Remissao

Resumo

Este projeto tem como objetivo geral compreender em que medida o Tractatus de configurationibus qualitatum e motuum (1350) de Nicole Oresme (1320-1382) deve ser interpretado a partir de uma chave conceitual aristotélica, do interior de uma filosofia da natureza qualitativa, ou se ao contrário, aproxima-se de uma concepção de natureza quantificada. Para Aristóteles, o objeto das matemáticas é a quantidade abstraída de toda matéria sensível e, portanto, de todo movimento. A física, por sua vez, é uma ciência qualitativa que estuda o movimento na natureza. Desse modo, pretende-se verificar qual a definição que Oresme dá para os conceitos de qualidade e quantidade, assim como qual sua concepção de movimento, locomoção e alteração. Para tanto, é necessário estabelecer quais são as bases do tratamento geométrico que Oresme concede à intensificação de uma qualidade ou de uma velocidade. Esta questão está relacionada ao problema mais amplo da possibilidade de se ligar as ciências matemáticas â física, uma vez que, cada ciência caracterizando-se por seu objeto específico, a passagem de uma ciência a outra não é, em princípio, permitida no interior do aristotelismo, muito embora uma ciência possa ser subalterna de outra. Sempre que necessário serão consultadas também outras obras do autor, em especial seu comentário ao De caelo de Aristóteles, o Le Livre du Ciei e du Monde, e seu Expositio et quaestiones in Aristotelis De anima. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MALBOUISSON, Iara Velasco e Cruz. Filosofia e ciência no século XIV: o caso de Nicole Oresme. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.