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O naturalismo ético no behaviorismo radical de B. F. Skinner

Processo: 08/57160-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 18 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Marina Souto Lopes Bezerra de Castro
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ética (filosofia)   Moral   Behaviorismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Behavorismo Radical | Bem Da Cultura | Etica | Moral

Resumo

Partindo da descrição da teoria skinneriana desde seus fundamentos, podemos entender o percurso que desemboca em questões éticas. Skinner afirma que a ciência do comportamento também pode ser uma ciência dos valores, isto é, pode explicar, pode descrever, o que significam os valores e o que é ser ético, agir de um modo considerado ético. Dessa forma, a filosofia da ciência do comportamento é também uma filosofia moral. Além disso, o autor argumenta que, a partir do Behaviorismo Radical e de sua teoria da seleção por conseqüência nos três níveis, é possível eleger um valor primordial que possa ser o guia para alguém que se ponha a elaborar práticas culturais de forma deliberada. Nesse sentido, Skinner assume uma postura ética, prescritiva, ao mesmo tempo em que tenta reduzi-la ao âmbito descritivo. Aí reside uma certa tensão no texto skinneriano, pois, ao mesmo tempo em que descreve o bem da cultura, o autor elege esse bem como o valor primordial. Uma visão cronológica superficial poderia supor que existe uma preocupação do autor com a cultura e a humanidade em toda sua obra. Por outro lado, suas propostas e o modo como ele justifica tais propostas parecem ter sofrido algumas alterações. Uma hipótese é que o bem da cultura enquanto valor/bem principal surge quando os fundamentos de seu modelo explicativo já estão bem consolidados e que a importância dada por Skinner a esse bem perde um pouco seu protagonismo, não teórico, mas pragmático, em seus últimos textos. (AU)

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