Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise temporal do remodelamento do parenquima pulmonar em camundongos c57bl6 em um modelo de exposicao a fumaca de cigarro

Processo: 08/57121-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Milton de Arruda Martins
Beneficiário:Petra de Mello Motta Arantes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Enfisema pulmonar   Doença pulmonar obstrutiva crônica   Remodelamento pulmonar   Mecânica respiratória
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dpoc | Enfisema Pulmonar | Mecanica Respiratoria | Remodelamento Pulmonar

Resumo

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é caracterizada por limitação de troca gasosa progressiva, não reversível e associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões a partículas e gases nocivos, e com implicações extra-pulmonares. Ocupa a quinta posição de causa de morte mundial e é uma doença de alto custo, sendo o principal fator de risco o tabagismo. Este projeto visa avaliar o remodelamento temporal do parênquima pulmonar em camundongos C57BI6 expostos à fumaça de cigarro. O modelo de indução por exposição à fumaça de cigarro é mais próximo ao humano, mimetizando o aspecto crônico da doença. Este modelo experimental permite esclarecer as hipóteses mais aceitas sobre o desenvolvimento da doença: o desequilíbrio protease/anti-protease - intimamente ligado ao dano tecidual, remodelamento de fibras elásticas e colágenas e ativação de respostas inflamatórias - macrófagos, neutrófilos, linfócitos T e eosinófilos; a apoptose - perda de células epiteliais e endoteliais, além de angiogênese prejudicada; e estresse oxidativo - células inflamatórias produzindo e secretando diferentes tipos de oxigênios reativos promovendo diminuição da capacidade anti-oxidante do pulmão, além de diminuir a ação das anti-proteinases. Neste projeto serão avaliados, por meio de ensaio temporal, aspectos de celularidade - do lavado bronco alveolar; remodelamento de fibras elásticas e fibras colágenos - morfometria e fisiologia respiratória - mecânica respiratória. Também serão relacionadas às alterações morfológicas e funcionais com a expressão gênica de diversas proteínas atuantes no processo de desenvolvimento do enfisema e remodelamento do tecido pulmonar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARANTES, Petra de Mello Motta. Efeitos pulmonares da fumaça de cigarro associada ao particulado de diesel exaurido (DEP) em camundongos. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.