Busca avançada
Ano de início
Entree

A Produção Musical nos Circuitos da Economia Urbana em Cidades Brasileiras: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Recife (PE)

Processo: 09/13363-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Fabio Betioli Contel
Beneficiário:Villy Creuz
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Produção musical   Uso do solo   Circuitos da economia urbana   Geografia urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Banalização Técnica | circuitos da economia urbana | Divisão do Territorial do Trabalho | Produção Musical | Território usado | Geografia Urbana

Resumo

O tema dessa investigação parte da teoria dos circuitos da economia urbana, elaborada por Milton Santos nos livros Les Villes du Tiers Monde, de 1971, e, sobretudo, L´espace Partagé, de 1975, nos quais o autor propõe o entendimento das cidades em países subdesenvolvidos a partir de dois circuitos da economia, o superior e o inferior. Intercomunicados, ambos circuitos diferenciam-se pelo grau de tecnologia, capital e organização utilizado nas atividades econômicas e pelos grupos de população ligados a estas. Buscaremos compreender a produção de música, a partir desses circuitos, em algumas situações geográficas das cidades brasileiras de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Recife (PE). Em outras palavras, estudaremos a divisão territorial e social do trabalho em atividades vinculadas à produção de diferentes gêneros musicais. Para tanto, consideraremos estúdios de gravação e ensaio musical, gravadoras, lojas de discos, grupos musicais, camelôs com venda de CDs, bancas de jornais, casas de show, programadores que veiculam músicas pela Internet, produtores e distribuidores de discos.Levaremos em conta nessa pesquisa a força e o papel da regulação pública e privada, as finanças e o crédito, a informação, os instrumentos e os equipamentos de trabalho, os insumos e as matérias-primas, a mão-de-obra, as formas de organização, o meio construído, a publicidade, o mercado e a utilização do lucro por esses diferentes atores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CREUZ, Villy. Compassos territoriais: os circuitos da economia urbana na música em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Goiânia. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.