Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo entre cachaca de alambique e cachaca bidestilada envelhecida em toneis de carvalho.

Processo: 09/51371-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:João Bosco Faria
Beneficiário:Michelle Boesso Rota
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento   Bidestilação   Cachaça
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adq | Analise Volateis | Bidestilacao | Cachaca | Cg-Olfatometria | Envelhecimento

Resumo

A bidestilação, prática normalmente adotada na produção de outras bebidas destiladas como o whisky, o conhaque e o rum, foi proposta inicialmente como forma de se obter uma cachaça mais leve para ser posteriormente envelhecida. O uso cada vez mais crescente desse processo, inclusive visando produzir cachaças não envelhecidas, nos motivou a realizar um estudo comparativo entre amostras de cachaça envelhecidas e não envelhecidas obtidas por destilação simples e pelo processo de bidestilação, conduzidas em um mesmo alambique de cobre comercial com capacidade para destilar 1000 litros de vinho de cana. Nesse sentido, as amostras de cachaça a serem obtidas conforme acima descrito serão sensorialmente avaliadas e comparadas, utilizando-se testes de aceitação e Análise Descritiva Quantitativa, sendo os dados assim obtidos avaliados por ANOVA, testes de Tukey e Análise de Componentes Principais. As amostras também serão comparadas em relação à sua composição em voláteis e por CG-olfatometria, visando estabelecer as principais diferenças entre a cachaça tradicionalmente obtida em alambique e a cachaça bidestilada, avaliando-se também as mudanças observadas durante o envelhecimento das referidas amostras em toneis de carvalho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROTA, MICHELLE BOESSO; PIGGOTT, JOHN R.; FARIA, JOAO BOSCO. Sensory profile and acceptability of traditional and double-distilled cachaca aged in oak casks. JOURNAL OF THE INSTITUTE OF BREWING, v. 119, n. 4, p. 251-257, . (09/51371-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROTA, Michelle Boesso. Caracterização sensorial e química de cachaça mono e bidestilada, envelhecidas em tonéis de carvalho. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Araraquara Araraquara.