Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de um gene afetando a competência para formação de órgão em tomateiro (Solanum lycopersicum L. cv Micro-Tom)

Processo: 09/13297-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Lázaro Eustaquio Pereira Peres
Beneficiário:Mariana da Silva Azevedo
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Lycopersicon esculentum   Solanum lycopersicum   Organogênese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Lycopersicon esculentum | organogênese | regeneração in vitro | Rg1 gene | Solanum lycopersicum | Desenvolvimento vegetativo

Resumo

As espécies vegetais possuem diferenças na sua capacidade de formar novos órgãos, que muitas vezes podem ser controladas por poucos genes. No caso do tomateiro, a espécie Solanum peruvianum L. possui capacidade de regeneração maior que Solanum lycopersicum L., a qual foi considerada como sendo controlada por dois genes cujos alelos dominantes de S. peruvianum foram denominados Rg1 e Rg2. Contudo, a presença de apenas um desses alelos, Rg1, é suficiente para conferir competência para regeneração de gemas caulinares a partir de explantes radiculares.O processo de organogênese in vitro (formação de caules ou raízes) pode ser dividido em etapas, sendo as 3 principais a aquisição de competência, a indução e a determinação. Esta divisão permite postular que, na maioria dos casos, a não obtenção da regeneração de plantas in vitro seria atribuída à falha do explante em adquirir a competência necessária para a indução do processo. Estudos preliminares em nosso laboratório determinaram que o gene RG1 atua na fase de aquisição de competência de forma positiva. Como poucos estudos estão relacionados à aquisição de competência, sendo encontrados apenas dois mutantes em Arabidopsis, ire e srd, os quais aumentam e dimuem a competência respectivamente, o gene RG1 torna-se muito importante para o entendimento deste processo. A compreensão dos fatores envolvidos nesta fase do processo de regeneração in vitro pode tornar menos empírico o desenvolvimento de protocolos de regeneração para várias espécies/cultivares de importânca agronômica. No presente projeto, pretende-se fazer o mapeamento fino do gene RG1 através de marcadores morfológicos e moleculares. Desse modo, baseando-se no projeto genoma de tomateiro, iremos investigar os genes seqüenciados na mesma região cromossômica, como sendo possíveis candidatos a RG1, o que possibilitará sua futura clonagem e utilizacão em diversos processos biotecnológicos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AZEVEDO, Mariana da Silva. Mapeamento e expressão gênica associada à fase de aquisição de competência organogênica em tomateiro (Solanum lycopersicum L. cv Micro-Tom). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.