Anzu Furukawa Yokoo | Hochschule Fur Bildende Kunste Braunschweig - Alemanha
O Japão, a ambiguidade e nós: o corpo japonês e o Butô de Yumiko Yoshioka
Processo: | 07/01712-3 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de agosto de 2008 |
Data de Término da vigência: | 31 de julho de 2009 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Renato Ferracini |
Beneficiário: | Erika Carolina Cunha Rizza de Oliveira |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 04/08089-1 - Aspectos orgânicos na dramaturgia de ator, AP.JP |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | butoh | Dança Pessoal | Lume | Tadashi Endo | Butoh |
Resumo Proponho dentro dessa pesquisa, responder a seguinte questão:- Como aconteceu o intercâmbio do Butoh e da Dança Pessoal na construção do espetáculo "Shi-zen, 7 cuias" do Grupo LUME Teatro, com direção de Tadashi Endo? Principalmente no que concerne a estruturas comuns ou divergentes entre esses processos, durante sua criação. No teatro contemporâneo, novas formas de composições "não-lineares" têm sido desenvolvidas no Brasil. O centro de treinamento do Lume Teatro desenvolve um trabalho em torno da Dança Pessoal que apresenta características semelhantes ao Butoh. A possibilidade de encontro destas duas formas de trabalho ocorreu na realização desse espetáculo. Apesar deste encontro ter produzido um resultado cênico extremamente contemporâneo, rico em imagens e em poesia, o objeto desta pesquisa não é a análise do espetáculo, e sim tentar compreender como determinadas escolhas e procedimentos de trabalho se uniram durante o processo de criação.A primeira etapa desse projeto consiste em entrevistas com os atores, na tentativa de encontrar uma resposta a essa questão e também mapear o caminho feito pelo LUME Teatro: a visita de outros mestres de Butoh (Anzu Furukawa e Natsu Nakashima), que auxiliaram e alimentaram as técnicas desenvolvidas nesse centro de pesquisa, especialmente com uma técnica denominada "Dança Pessoal".A segunda etapa consiste na construção de um pensamento através de alguns autores/pesquisadores do Butoh, como Christine Greiner, Maura Baiocchi, Yoshito Ohno, Toshio Mizohata, Ana Cristina Colla (doutorado em andamento) e o próprio orientador do projeto, Renato Ferracini, para destacar os pontos de intersecção desses procedimentos expressivos: o Butoh e a Dança Pessoal. Esse trabalho é a continuação de uma pesquisa de Iniciação Científica na Universidade de São Paulo, (2002 - 2004), denominada: "Dramaturgia do Ator e Dança Pessoal: Pontos Convergentes e Divergentes" sob orientação de Antonio Luis Dias Januzelli e fazia parte de uma pesquisa maior do orientador sobre as "Metodologias da prática do Ator no Brasil". | |
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