Busca avançada
Ano de início
Entree

O método analítico para o ensino da leitura em 'Meu Livro (Primeiras e Segundas Leituras)', de Theodoro de Moraes (1877-1956)

Processo: 07/02084-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria do Rosário Longo Mortatti
Beneficiário:Bárbara Cortella Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Livro didático   Alfabetização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | Ensino da leitura | livro didático | Método Analítico | pesquisa histórica em educação | Theodoro de Moraes | Ensino-aprendizagem; Fundamentos da Educação

Resumo

Neste projeto, já em andamento, apresentam-se as etapas para o desenvolvimento de pesquisa de Mestrado em Educação, vinculada ao Grupo de Pesquisa e ao Projeto Integrado de Pesquisa "História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil", ambos coordenados por Maria do Rosário Mortatti. Visando a contribuir para a compreensão de um importante momento da história do ensino de leitura e escrita no Brasil, em continuidade às atividades desenvolvidas como bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq/UNESP), focaliza-se a proposta para o ensino da leitura defendida pelo educador paulista Theodoro Jeronymo de Moraes (1877-1956), conforme apresentada em dois livros didáticos de sua autoria: a cartilha Meu livro - primeiras leituras de accôrdo com o methodo analytico (1909), com sucessivas edições até a década de 1950, e o livro de leitura Meu livro - segundas leituras de accôrdo com o methodo analytico (191?), com sucessivas edições até a década de 1940, ambos publicados pela Typ. Augusto Siqueira até 1935 e, posteriormente, pela Companhia Editora Nacional. Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, vem-se analisando a configuração textual desses dois livros didáticos, que consiste em enfocar todos os aspectos constitutivos de seu sentido. Até o momento, foi possível constatar as principais características do método analítico "concretizado" nesses livros e que influenciou, por mais de quatro décadas, gerações de professores e alunos do curso primário, no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Bárbara Cortella. Theodoro de Moraes (1877-1956): um pioneiro na história do ensino da leitura pelo método analítico no Brasil. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.