Busca avançada
Ano de início
Entree

Os livros de horas hoje: os manuscritos na pesquisa em arte enquanto meio de conhecimentos humanísticos

Processo: 07/05099-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Lygia Arcuri Eluf
Beneficiário:Cláudio Luiz Garcia
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Poesia   Gravura   Pinturas (arte)   Produção artística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:artes visuais | caligrafia | gravura | livros artesanais | pintura | Poesia | Pesquisa em Artes(Pintura-Gravura-Desenho)

Resumo

Este projeto apresentado para o doutoramento em artes, configura-se como a proposta de um estudo sobre pesquisa em arte baseada em um processo de criação individual e de suas aplicações em educação. Trata-se de uma pesquisa em arte já iniciada dentro de algumas instituições de ensino e pesquisa, com a qual acreditamos estar gerando conhecimento humanístico. Como hipótese inicial abordaremos um grupo de professores e alunos do Instituto de Artes da Universidade de Campinas, a partir dos seus procedimentos iniciais de trabalho onde cada processo de criação será abordado individualmente. Acreditamos que com este estudo possibilitaremos a movimentação desses processos de estudo artísticos voltado à pesquisa metodológica em arte. A partir desta análise realizaremos uma comparação com as proposições já aplicadas em algumas instituições de ensino e pesquisa, a saber: Escola Professor Manuel Machado situada dentro da Penitenciária Estadual de Londrina, Oficina de Artes Visuais da Prefeitura Municipal de Londrina e Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. As atividades correlatas a este projeto serão desenvolvidas no âmbito do Programa de Estágio Docente, no segundo semestre de 2007. O tema é a pesquisa em arte a partir da produção do artista na universidade enquanto agente multiplicador de conhecimentos sensíveis, isto é, daqueles que advêm deum saber sensorial, empírico, dos que sucedem após a observação dos fenômenos, e, também, dos racionais, a posteriori, os que revelam o conhecimento enquanto saber reflexivo. Enfim, nos propomos a investigar um campo artístico situado entre estes dois polos, no qual a pesquisa em arte, cujo termo hoje já bastante difundido nos meios acadêmicos e artísticos; (ZAMBONI, 1998, p.5), encontra o seu solo mais prolífico, embora a documentação sobre este assunto ainda seja escassa. Os Livros de Horas foram escolhidos como referência histórica, pois são os suportes da pesquisa e registros de um processo de trabalho, mas, sobretudo, porque serão abordados como obras artísticas contemporâneas e, como tal, fontes de conhecimentos atuais, humanísticos, sensíveis e racionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIA, Cláudio Luiz. Livros de horas: experiências de criação, pesquisa e ensino em artes. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.