Busca avançada
Ano de início
Entree

O ensino de física em centros de ciência: noções de estudantes acerca da força gravitacional na Casa Maluca do CDCC-USP

Processo: 07/06055-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cibelle Celestino Silva
Beneficiário:Pedro Donizete Colombo Junior
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física   Gaston Bachelard   Gravidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:centro de ciências | Ensino de Física | força gravitacional | Gaston Bachelard | gravidade | Noçoes dos Estudantes | Ensino de Física

Resumo

Este projeto visa avaliar a percepção e as noções dos visitantes sobre a força gravitacionalem um ambiente diferente dos espaços cotidianos com o objetivo de entender como umespaço fisicamente alterado influencia as noções e explicações dos estudantes acerca dagravidade. A pesquisa será desenvolvida na Casa Maluca, do Centro de Divulgação Científicae Cultural da Universidade de São Paulo. Ao nela entrarem, os visitantes experimentamalterações na percepção de alguns fenômenos do cotidiano relacionados com a força dagravidade. Estas alterações podem ser problematizadas através de perguntas feitas aosvisitantes (estudantes de ensino médio) com o objetivo de tomarem consciência da forçagravitacional e sua dependência com o referencial adotado. Com isso, esperamos obtersubsídios suficientes para montarmos um roteiro de perguntas e intervenções a seremutilizadas pelos monitores durante as visitas. Utilizaremos como referencial teórico a noção deobstáculos epistemológicos e perfil epistemológico propostas por Gaston Bachelard emetodologia de pesquisa qualitativa apoiada em observação, aplicação de questionários eentrevistas semi-estruturadas. Este projeto traz uma contribuição nova já que visa pesquisar asconcepções dos estudantes sobre gravidade em um ambiente alterado, a Casa Maluca. Comisso, buscaremos entender como este tipo de ambiente pode favorecer a compreensão do conceito de gravidade e superação dos obstáculos epistemológicos envolvidos na construçãodo conhecimento científico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete. A percepção da gravidade em um espaço fisicamente modificado: uma análise à luz de Gaston Bachelard. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.