Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das anomalias oceânicas e atmosféricas na região da Confluência Brasil-Malvinas

Processo: 07/06782-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Física
Pesquisador responsável:Luciano Ponzi Pezzi
Beneficiário:Isabel Porto da Silveira
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Região hidrográfica do Atlântico Sudeste   Mudança climática   Interação do oceano com a atmosfera
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anomalias Climáticas | Atlântico Sudoeste | Camada Limite Oceânica e Atmosférica | Confluência Brasil-Malvinas | Interação oceano-atmosfera | Mudanças Climáticas | Interação Oceano-Atmosfera

Resumo

A Organização Mundial de Meteorologia (OMM), junto com várias instituições internacionais, deu início em março de 2007 ao Ano Polar Internacional que se estenderá até 2009. Esta é uma iniciativa mundial, que chama a atenção para as mudanças climáticas globais e a importância das regiões polares, subpolares e teleconexões dos sistemas naturais e nos impactos antropogênicos. A Confluência Brasil-Malvinas (CBM) é conhecida como uma região energética do oceano Atlântico Sudoeste, a qual exerce uma grande influência na modulação da Camada Limite Atmosférica (CLA) adjacente. Nessa região oceânica, massas d'água com características diferentes convergem: vinda do Norte a Corrente do Brasil, quente e salina e oriunda do Sul a Corrente das Malvinas, de menores salinidade e temperatura.Essa convergência é marcada por fortes gradientes e anomalias superficiais da temperatura do mar. Esse trabalho tem como objetivo estudar a dinâmica da região oceânica e atmosférica da CBM e sua relação com processos oceânicos e atmosféricos dos ambientes de altas latitudes, os quais podem influenciar na formação das anomalias de temperaturas e correntes encontradas em superfície. Pretende-se trabalhar com os dados de re-analises oceânica-atmosférica e modelagem numérica, para investigar a conexão dessas anomalias na CBM com forçantes físicas geradas em ambientes de altas latitudes. Para isso, será usado o modelo oceânico Modular Ocean Model-4 (MOM-4), o qual terá suas forçantes e condições de contorno modificadas com a finalidade de se executar testes de sensibilidade, para entender os processos físicos de armazenamento de calor na CBM, bem como sua interação com a atmosfera. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVEIRA, ISABEL PORTO; PEZZI, LUCIANO PONZI. Sea surface temperature anomalies driven by oceanic local forcing in the Brazil-Malvinas Confluence. OCEAN DYNAMICS, v. 64, n. 3, p. 347-360, . (07/06782-0)