Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da eficácia de aparelho intra-oral monobloco no tratamento da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono em hospital de ensino.

Processo: 07/06792-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:José Tadeu Tesseroli de Siqueira
Beneficiário:Ana Laura Polizel Ranieri
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Distúrbios do sono   Apneia do sono   Dor facial   Disfunção temporomandibular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aparelho intra-oral | Apnéia do Sono | Disfunção Temporomandibular | Distúrbios do Sono | Dor Orofacial | Odontologia | Dor Orofacial

Resumo

A Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) é caracterizada como doença crônica, progressiva, incapacitante, com alta morbidade e mortalidade cardiovascular, com maior incidência de alterações neurológicas, metabólicas e aumento do número de acidentes automobilísticos, sendo causadas pela obstrução dinâmica repetitiva das vias aéreas superiores (VAS). Tendo em vista os riscos, o tratamento deve ser instituído de acordo com os fatores etiológicos, predisponentes e perpetuantes envolvidos. A terapêutica inclui as modificações comportamentais, o uso de aparelho de pressão aérea positiva, cirurgias para desobstrução das VAS ou ainda, a utilização de vários tipos de aparelhos intra-orais. Em 2006, nos Estados Unidos da América cerca de 800 mil motoristas com SAOS se envolveram em acidentes automobilísticos, com gasto de cerca de R$31,8 bilhões, ao passo que o tratamento destes pacientes com cPAP seria em torno de R$6,1 bilhões. OBJETIVO: Avaliar a eficácia de aparelho intra-oral em hospital de ensino, no tratamento da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono. MÉTODOS: Serão avaliados e tratados 20 pacientes, com idade entre 15 - 60 anos, índice de massa corpórea de até 35 kg/m2, SAOS leve ou moderada (IAH: 5-30/h), ausência de obstrução das vias aéreas superiores (VAS) e saúde oral para suporte do aparelho; e excluídos pacientes com cardiopatia grave, uso de psicotrópicos, transtornos mentais maiores ou endocrinológicos.Após 60 dias os pacientes farão nova polissonografia com o uso do aparelho intra-oral, e serão aplicados o questionário RDC/TMD, a ficha clínica da Equipe de Dor Orofacial (EDOF/HC) e a Escala de Sonolência de Epworth, antes e 60 dias da instalação do aparelho intra-oral.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POLIZEL RANIERI, ANA LAURA; TUFIK, SERGIO; TESSEROLI DE SIQUEIRA, JOSE TADEU. Refractory cluster headache in a patient with bruxism and obstructive sleep apnea: a case report. Sleep and Breathing, v. 13, n. 4, p. 429-433, . (07/06792-5)
POLIZEL RANIERI, ANA LAURA; COSTA PEREIRA JALES, SUMATRA MELO; SIMOES FORMIGONI, GILBERTO GUANAES; DE ALOE, FLAVIO SADURNY; AZEVEDO TAVARES, STELLA MARCIA; TESSEROLI SIQUEIRA, JOSE TADEU. Treatment of obstructive sleep apnea syndrome in patients from a teaching hospital in Brazil: is it possible?. Sleep and Breathing, v. 13, n. 2, p. 121-125, . (07/06792-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RANIERI, Ana Laura Polizel. Avaliação da eficácia de aparelho intraoral no tratamento da apneia obstrutiva do sono em hospital de ensino. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.