Busca avançada
Ano de início
Entree

A coleção leitura escolar de thales castanho de andrade

Processo: 07/07746-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Ana Clara Bortoleto Nery
Beneficiário:Cleila de Fátima Siqueira Stanislavski
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coleção Leitura Escolar | História do Livro e da Leitura | modelos de leitura | Thales Castanho de Andrade | História da Educação

Resumo

Este Projeto de Pesquisa para o Doutorado tem como objetivo analisar a constituição de um modelo de leitura escolar instituído pela Coleção Leitura Escolar da Companhia Editora Nacional. Os livros que a compõe são Ler Brincando, Espelho, Vida na Roça, Trabalho, Saudade, Campo e Cidade e Alegria, do autor Thales Castanho de Andrade. Para a análise será estudado a materialidade da Coleção; documentos editoriais no que se refere às políticas de aquisição dos livros entre Estado e editora; na busca de dois tipos de leitores: aqueles que leram o(s) livro(s) e que podem ser caracterizados pelas fichas de leitura e empréstimo da Biblioteca da Escola Normal de Piracicaba, nas indicações oficiais propostos em anuários, programas e periódicos educacionais, e aqueles leitores pretendidos, encontrados na análise dos dados da editora, do autor e dos próprios livros; e o mercado editorial. O referencial teórico deste trabalho está centrado, sob a ótica metodológica, nas idéias desenvolvidas por Roger Chartier numa abordagem identificada como “história cultural”. Segundo Roger Chartier (1991) esta metodologia está focada na compreensão, manipulação e estudo de textos, impressos de formas variadas, em seu contexto histórico e social. Para a análise da coleção leva-se em consideração a afirmação de Roger Chartier de que é preciso unir duas perspectivas: estudar o próprio texto e os impressos que lhe dão suporte. Dessa forma busca-se compreender o texto a partir dos protocolos de leitura e reconstituir o processo pelos quais o livro adquire sentido considerando as relações estabelecidas entre três pólos: o texto, o objeto que lhe serve de suporte e a prática que dele se apodera. Este trabalho permitirá entender quais as características dos livros que compõe a Coleção e as formas pelas quais ela institui um modelo de leitura escolar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STANISLAVSKI, Cleila de Fátima Siqueira. A coleção de leitura escolar: série Thales de Andrade (1928-1964) : reflexões sobre leitura escolar. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.