Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento da Componente Temporal na Visualização de Dados Complexos

Processo: 08/00848-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Maria Cristina Ferreira de Oliveira
Beneficiário:Aretha Barbosa Alencar
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Visualização de informação   Mineração de dados

Resumo

Os avanços tecnológicos permitem que quantidades de dados cada vez maiores sejam armazenadas, sendo que técnicas de visualização de informação são muito utilizadas para criar representaçõesvisuais desses dados que evidenciem certos padrões. É comum que os dados possuam um componente temporal, já que muitas vezes refletem fenômenos que evoluem com o passar do tempo. Atualmente, coleções de documentos textuais constituem uma importante fonte de dados, e diversas técnicas têm sido propostas especificamente para apoiar a análise exploratória de coleções de documentos. Assim como outros tipos de dados complexos, coleções de documentos tipicamente refletem uma evolução temporal - a qual é freqüentemente negligenciada pelas técnicas de análise exploratória disponíveis atualmente. Neste projeto propomos investigar, propor e validar representações visuais interativas de coleções de documentos com atributos temporais, capazes de mapear seu comportamento temporal eficientemente para apoiar tarefas de análise. O objetivo é investigar estratégias que permitam integrar mapas de documentos com a apresentação de informações relativas à evolução temporal da coleção.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALENCAR, Aretha Barbosa. Visualização da evolução temporal de coleções de artigos científicos. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.