Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos hierarquicos com distribuições de misturas da escala skew--normal

Processo: 08/02159-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Estatística
Pesquisador responsável:Víctor Hugo Lachos Dávila
Beneficiário:Aldo William Medina Garay
Instituição-sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Modelos lineares

Resumo

Assumir que as observações seguem uma distribuição normal (ou simétrica) é uma suposição rotineira em modelos com efeitos aleatórios (Choy e Smith, 1997; Rosa et al., 2004; Osorio, 2006). No entanto, esta suposição pode ser não realista, ocultando importantes características da variação que está presente nos dados. Assim, é conveniente considerar famílias paramétricas de distribuições que sejam flexíveis para capturar uma ampla variedade de comportamentos simétricos e que incluam a distribuição normal como um caso especial, produzindo estimação robusta no modelo considerado. Neste sentido, a classe de distribuições de misturas da escala skew--normal (Branco e Dey, 2001) contém um grupo de distribuições com caudas muito mais pesadas que a distribuição normal e incluem a distribuição skew--normal (Azzalini, 1985) e toda a classe simétrica de distribuições de misturas da escala normal (Andrews e Mallows, 1974) como casos especiais.Este projeto tem por objetivo realizar um estudo inferencial no modelo hierárquico assimétrico, desde uma perspectiva clássica e Bayesiana. Para alguns elementos desta classe na estimação baseada na verossimilhança, é possível derivar expressões interessantes para a implementação do algoritmo-EM. Adicionalmente, para distribuiçõestais como skew-stable e skew-exponencial--potência é possível mostrar que o Gibbs sampler pode ser implementado sem muita dificuldade, segundo resultados de Choy e Smith (1997) no contexto simétrico. Vale a pena ressaltar que os resultados deste projetovisam contribuir positivamente para o desenvolvimento nesta área de pesquisa, contribuindo para novos resultados em modelos de interesse prático e estendendo resultados relevantes encontrados, por exemplo, em Choy e Smith (1997), Rosa et al. (2004) e Osorio et al. (2007).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARAY, Aldo William Medina. Modelos não lineares sob a classe de distribuições misturas da escala skew-normal. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.