Busca avançada
Ano de início
Entree

A Educação na fronteira entre o Desejo e a Autonomia: dos percursos (im)possíveis.

Processo: 08/02565-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Romualdo Dias
Beneficiário:Fernanda Fazilari
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Sujeito   Autonomia   Subjetividade   Psicanálise   Desejo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autonomia | desejo | Educação | Psicanálise | subjetividade | sujeito | Cultura e Subjetividade das Organizações Educacionais

Resumo

Vivemos numa era marcada pelas práticas adaptacionistas e submissão total do Homem, as quais não possibilitam ao indivíduo sua autonomia. Assim, cada vez mais, a capacidade pensante do indivíduo - provida de desejo -, encontra-se dilacerada. Entende-se que a Educação deveria assumir um papel fundamental para reverter este quadro, uma vez que seu principal sentido seria o de, justamente, possibilitar aos educandos espaços diferenciados nos quais seus desejos pudessem florescer e a alienação não encontrasse lugar. Infelizmente, não é isso que acontece e a própria Educação foi capturada por um sistema que não valoriza as singularidades dos sujeitos. Deste modo, pretende-se pensar a Educação a partir da Psicanálise (que encontra-se obsoleta) e da Teoria Crítica, a fim de que esta se modifique no sentido de valorizar o desejo dos educandos, tornando-se ela própria uma importante ferramenta contra a barbárie. Contribui-se, assim, na desconstrução dos discursos prontos, tidos como únicos e verdadeiros que nos impedem de pensar e numa formação não 'para' o sujeito, mas 'do' sujeito, que considera os aspectos críticos, reflexivos e desejantes, pois só este indivíduo teria força para atuar contra o status quo. Nosso marco teórico se constitui da releitura de alguns textos clássicos da Teoria Crítica e da Psicanálise nos quais a tensão entre o "desejo" e a "autonomia" está colocada como tema desafiante para a construção de processos educacionais em suas relações com a modernidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FAZILARI, Fernanda. A educação na fronteira entre o desejo e a autonomia: dos percursos (im)possíveis. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.