Busca avançada
Ano de início
Entree

O SUJEITO PEDAGÓGICO NA CONFIGURAÇÃO SOCIAL DA ATUALIDADE: análise de discursos sobre educação a partir da PÁTIO - Revista Pedagógica e da noção de discursos ondas.

Processo: 08/07548-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Hélio Rebello Cardoso Júnior
Beneficiário:Douglas Rossi Ramos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Subjetividade   Michel Foucault   Dispositivos   Filosofia contemporânea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dispositivo | Educação | Foucault | Práticas de si | subjetividade | Filosofia Contemporanea

Resumo

A pedagogia se baseia em técnicas particulares de governo cujo desenvolvimento pode ser traçado historicamente. Foucault acredita que as formas modernas de governo revelam uma mudança que seria do poder "soberano" para outro exercido em meio a sua invisibilidade, através das tecnologias normalizadoras do eu: "o disciplinar." O sujeito pedagógico aparece, num dado momento, como o resultado da articulação entre os discursos que o nomeiam, os discursos educacionais que se pretendem científicos e as práticas institucionalizadas que o capturam, num determinado período histórico. O presente trabalho tem o intuito de pesquisar a maneira como o sujeito pedagógico é convidado pelo "Dispositivo pedagógico" a se controlar, enunciar e organizar, a fim de exercer as funções que lhe são designadas pelo mesmo. Prentende-se dessa maneira estudar de que modo opera o "dispositivo educacional" na constituição de sujeitos e subjetividades na sociedade contemporânea, na medida em que produz imagens, significações e saberes que de alguma forma se dirigem à "educação" das pessoas, ensinando-lhes modos de ser e estar na cultura em que vivem. Serão utilizados para tanto, como instrumentos metodológico e de análise, a noção de "Dispositivo" e a "análise discursiva" sob a perspectiva do filósofo francês Michel Foucault.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMOS, Douglas Rossi. O sujeito pedagógico na configuração social da atualidade: análise de discursos sobre educação a partir da pátio – Revista Pedagógica e da noção de discursos ondas. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.