Bolsa 08/08023-1 - Neurofisiologia, Neuralgia pós-herpética - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Ação do uso crônico de imipramina sobre a fosforilação do fator de transcrição CREB em modelo experimental de neuralgia pós-herpética.

Processo: 08/08023-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Guilherme de Araújo Lucas
Beneficiário:Paula Cristina dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neurofisiologia   Neuralgia pós-herpética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Neuralgia pós-herpética | Sistema nociceptivo | Neurofisiologia

Resumo

Os mecanismos da dor associada à infecção pelo vírus herpes zoster ou à neuralgia pós-herpética são ainda pouco conhecidos. A inoculação de camundongos com o vírus herpes simples do tipo-1 (HSV-1) provoca, não somente, dor aguda herpética, mas também, respostas nocifensivas após a resolução das lesões cutâneas herpéticas. Em humanos, o uso de inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSN) representam uma das poucas alternativas para o alívio da dor pós-herpética. Entretanto, tanto a ação do vírus HSV-1 sobre o sistema nociceptivo, quanto os mecanismos de ação de IRSN permanecem muito pouco conhecidos. Assim, investigaremos, o efeito do uso crônico de imipramine sobre as alterações de sensibilidade provocadas pela inoculação do vírus HSV-1 em camundongos e o efeito desta droga sobre mecanismos bioquímicos associados ao desenvolvimento da dor neuropática. Especificamente serão investigados:1.O efeito do tratamento crônico (21 dias) com imipramine sobre o desenvolvimento de alodínia mecânica induzida pela inoculação do vírus HSV-1. 2.O efeito da inoculação do vírus HSV-1 sobre a fosforilação de CREB no gânglio da raiz dorsal e na coluna dorsal da medula espinal e a ação do uso crônico de imipramine sobre a ativação deste fator de transcrição. 3.O efeito da inoculação subcutânea do vírus HSV-1 sobre a expressão do RNAm de BDNF e seu receptor TrkB no gânglio da raiz dorsal e na coluna dorsal da medula espinal e a ação do uso crônico de imipramine sobre a ativação desses genes. Estes resultados devem esclarecer mecanismos fundamentais de interação entre o vírus HSV-1 e o sistema nociceptivo, bem como alguns mecanismos de ação do uso crônico de IRSN na dor neuropática de origem viral.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)