Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise geoambiental como subsídio ao planejamento no uso e ocupação da zona costeira da região costa do descobrimento (bahia)

Processo: 08/08354-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Regina Célia de Oliveira
Beneficiário:Raul Reis Amorim
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento ambiental   Zoneamento ambiental   Geomorfologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dinânica das paisagens | geomorfologia | Planejamento ambiental | Sistemas antrópicos | Sistemas naturais | Zoneamento Ambiental | Geomorfologia aplicada ao planejamento

Resumo

Os estudos ambientais têm revelado, sobretudo nas últimas décadas um caráter interdisciplinar nas pesquisas pautadas sobre a dinâmica dos agentes naturais frente à crescente pressão de uso do espaço, materializada por conflitos de diversas ordens, sejam esses, históricos, políticos, culturais, religiosos, em fins, relações humanas que se estruturam sobre o território e impõem a esse espaço níveis diversos de interferência no mecanismo natural pré-existente. Nesse contexto, entender as relações das sociedades humanas com a natureza, dentro de uma perspectiva absolutamente dinâmica dos aspectos culturais, sociais, econômicos e naturais exige adotar-se um procedimento analítico que leve em consideração a sociedade nos seus diversos estágios de desenvolvimento, que remete a uma visão holística da organização do espaço. Sendo assim, a Ciência Geográfica tendo como objeto de análise a complexa relação homem-meio, possibilita sob um olhar crítico a realização de estudos ambientais integrados de maneira a dar suporte técnico científico para a elaboração de estudos como aqueles relacionados ao zoneamento ambiental que podem estar inseridos nas políticas públicas contribuindo no planejamento e tomada de decisão. Considerando o exposto, este projeto de pesquisa se propõe a elaboração de um Zoneamento Ambiental tem tenha como subsídio o planejamento no uso e ocupação da zona costeira da região Costa do Descobrimento, situada na porção Sul do Estado da Bahia. Tal proposta de estudo justifica-se por três fatores: (a) esta região é uma das áreas de povoamento pioneiro do território nacional, área em que o agente antrópico atua como ator na configuração da paisagem a mais de cinco séculos; (b) a área tem sofrido transformações no uso e ocupação das terras, não considerando os níveis de fragilidade ambiental da área em estudo, o que acentua os problemas ambientais; e (c) a inexistência de estudos que integrem os sistemas naturais aos sistemas antrópicos no planejamento no uso e ocupação da zona costeira da região Costa do Descobrimento, que nos últimos quarenta anos se tornou uma das regiões mais dinâmicas economicamente do Estado da Bahia, e também é um dos principais destinos turístico do Brasil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMORIM, Raul Reis. Análise geoambiental como subsídio ao planejamento no uso e ocupação das terras da zona costeira da região Costa do Descobrimento (Bahia). 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas, SP.