Busca avançada
Ano de início
Entree

Arquitetura e arte no final dos anos 60: arquitetura nova e a neovanguarda brasileira

Processo: 09/02432-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Recaman Barros
Beneficiário:Carolina Akemi Martins Morita Nakahara
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):História da arquitetura   Criação coletiva   Engajamento político
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anos 60 | Antiarte | Hélio Oiticica | Participação | Sérgio Ferro | Trabalho Coletivo | Teoria e História de Arquitetura e Urbanismo

Resumo

A intenção desta pesquisa é analisar as abordagens de Sérgio Ferro sobre as questões de participação, criação coletiva, trabalho coletivo e engajamento político no canteiro de obras, em busca de elementos correspondentes no campo da arte dos anos 60, mais especificamente nas manifestações apresentadas pela Nova Objetividade, com especial atenção para Hélio Oiticica. Através disso, tem-se a intenção de mapear os possíveis elementos correlatos na arquitetura e na arte do fim dos anos 60, e contribuir para a compreensão dos rumos tomados pela arquitetura a partir de então. Também visa estudar em quais aspectos tais conceitos de criação e trabalho coletivo, associados à noção de participação, se relacionam a um contexto cultural e histórico mais amplo da década de 60, distinto dos ideais nacional-desenvolvimentistas e da aproximação ao popular do momento anterior. Essas questões serão analisadas a partir das discussões sobre a antiarte e redefinição do "objeto". Para tanto, partimos da hipótese de que há, efetivamente, um diálogo entre Ferro e Oiticica, e que suas propostas apresentam elementos correlatos, dentro, evidentemente, de cada contexto específico. A pesquisa utilizará o método historiográfico (Cf. Aróstegui, 2006), que envolve um estudo essencialmente comparativo. Isto será complementado pela coleta de dados (entrevistas, visitas a obras etc.). Através desse estudo, acreditamos poder trazer elementos novos e bastante relevantes para a compreensão do diálogo entre arquitetura e arte, e, sobretudo, para o esclarecimento sobre certos impasses suscitados pelas propostas arquitetônicas desse momento, e seus desdobramentos para o momento atual. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NAKAHARA, Carolina Akemi Martins Morita. Ação, objeto e espaço na obra de Sérgio Ferro e Hélio Oiticica. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.