Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da variação cariotípica e dos mecanismos de recombinação em leveduras industriais (Saccharomyces cerevisiae) durante o processo de fermentação alcoólica.

Processo: 09/02313-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Fabiana de Melo Duarte
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Saccharomyces cerevisiae   Marcador molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Linhagem industrial | marcadores moleculares | Mecanismos de recombinação | Saccharomyces cerevisiae | Variação cariotípica | Genética de Saccharomyces cerevisiae

Resumo

O etanol de cana-de-açúcar brasileiro ocupa um lugar de destaque entre as alternativas energéticas disponíveis atualmente. No processo fermentativo de produção de etanol, é utilizada a levedura Saccharomyces cerevisiae, com destaque para a cepa PE-2, utilizada por cerca de 30% das usinas brasileiras, o que representa 10% da produção mundial. A linhagem industrial PE-2 é altamente produtiva e robusta, suportando os mais diversos estresses encontrados nas dornas de fermentação. Alguns estudos observaram o aparecimento de variação cariotípica nessa e em outras linhagens industriais durante o processo fermentativo. Esses variantes cariotípicos substituem gradativamente as linhagens de levedura originais, sendo provavelmente mais adaptados às condições estressantes do processo. O objetivo principal desse projeto é a determinação de qual mecanismo de recombinação genética é responsável pela geração de variação cariotípica na linhagem industrial PE-2 durante a fermentação. Baseando-se em informações preliminares sobre essa linhagem obtidas pelo nosso grupo de pesquisa, que incluem o sequenciamento do genoma, serão desenvolvidos marcadores moleculares baseados em PCR para testar os clones portadores de rearranjos cromossômicos. Com tais marcadores, será possível determinar qual mecanismo de recombinação genética é responsável pela geração dos rearranjos: recombinação meiótica ou mitótica. Além disso, será realizada uma análise de correlação entre rearranjos cromossômicos recorrentes nessa linhagem e vantagens associadas à adaptabilidade ao processo fermentativo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DUARTE, Fabiana de Melo. Análise da variação cariotípica e dos mecanismos de recombinação em leveduras industriais (Saccharomyces cerevisiae) durante o processo de fermentação alcoólica. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.