Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da função cognitiva de pacientes com Neurocisticercose

Processo: 09/03677-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Osvaldo Massaiti Takayanagui
Beneficiário:Carolina Trebi Penatti
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neurologia   Neurocisticercose   Cognição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cognição | Neurocisticercose | Neurologia

Resumo

Introdução: A cisticercose, infecção pela forma larvária da Taenia solium, é grave problema de saúde pública em várias regiões da Ásia, África e América Latina, particularmente nos países em desenvolvimento, onde a precariedade das condições sanitárias e o baixo nível socioeconômico e cultural aliam-se na persistência de sua disseminação. As manifestações clínicas da neurocisticercose (NCC) estão na dependência de vários fatores: tipo morfológico, número, localização e fase de desenvolvimento do parasita, além das reações imunológicas locais e à distância do hospedeiro. Na literatura há relatos de desordens afetivas, psicoses crônicas, alterações neuróticas, alterações de personalidade, depressão e declínio cognitivo, mesmo em indivíduos sem sintomas aparentes. Objetivo: Avaliar as funções cognitivas de pacientes com neurocisticercose, numa população brasileira. Objetiva também investigar a relação dos achados com o tipo morfológico, número, localização dos cisticercos e fase de desenvolvimento do parasita. Material e Métodos: Será avaliada a função cognitiva de pacientes entre 18 e 50 anos de idade portadores de neurocisticercose, comparando-os com um grupo controle, constituído por indivíduos sem procedentes neurológicos ou doenças psiquiátricas. O material a ser utilizado para avaliar as funções cognitivas será uma bateria de testes cognitivos, constituída de dez testes, na qual estão inclusos testes de memória, habilidades visuoespaciais, cálculo, abstração, praxias e gnosias e o Mini Exame do estado mental.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PENATTI, Carolina Trebi. Avaliação do desempenho cognitivo de pacientes com Neurocisticercose. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.