Busca avançada
Ano de início
Entree

Neurocisticercose com lesões calcificadas e epilepsia mesial temporal com esclerose de hipocampo. Associação fortuita ou possível papel etiológico?

Processo: 08/04119-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Luiz Henrique Martins Castro
Beneficiário:Marcos Castello Barbosa de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurologia   Neurocisticercose

Resumo

Pretendemos avaliar se existe associação entre epilepsia secundária a esclerose de hipocampo e lesões calcificadas sugestivas de neurocisticercose (NC), testando a hipótese de que a prevalência de NC em pacientes com epilepsia mesial temporal (EMT) é significativamente maior que em outras síndromes epilépticas.Selecionaremos os pacientes epilépticos que se encaixem em um dos quatro grupos de diagnóstico (40 pacientes em cada grupo): (1) epilepsia do lobo temporal, (2) epilepsia focal extra-temporal, (3) epilepsia focal com lesão, (4) epilepsia generalizada idiopática. Dados demográficos e da epilepsia serão coletados através de entrevista clínica ou consulta de prontuário. Todos os pacientes serão submetidos a uma tomografia computadorizada de crânio para verificar a presença de lesões calcificadas sugestivas de NC.Será calculada a porcentagem de pacientes com lesões calcificadas à TC em cada um dos quatro grupos de pacientes e esta será comparada entre os grupos. Os dados demográficos e outros dados clínicos serão comparados entre os quatro grupos e entre os pacientes com e sem lesões calcificadas em cada grupo, através do teste do qui-quadrado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, MARCOS C. B.; MARTIN, MARIA G. M.; TSUNEMI, MIRIAM H.; VIEIRA, GILSON; CASTRO, LUIZ H. M. Small calcified lesions suggestive of neurocysticercosis are associated with mesial temporal sclerosis. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 72, n. 7, p. 510-516, JUL 2014. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.