Busca avançada
Ano de início
Entree

A noção de sujeito em textos acadêmicos sobre o ensino de línguas

Processo: 09/03857-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Marisa Grigoletto
Beneficiário:Bruno Molina Turra
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sujeito   Ensino   Análise do discurso   Aprendizagem de língua estrangeira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discurso | ensino | língua estrangeira | metáfora e metonímia | sujeito | Análise do Discurso

Resumo

Meu objetivo mais amplo ao propor este projeto de mestrado é discutir a construção de saberes acerca do ensino de uma língua estrangeira. Em outras palavras, viso questionar como são construídos os quadros teórico-metodológicos de trabalhos acadêmicos relativos a este tema. Para dar forma à discussão proposta, focarei, em minhas análises, o modo como a noção de sujeito é construída em tais trabalhos. Utilizarei como arcabouço teórico central para as análises, as reflexões da Análise do Discurso que vêm sendo desenvolvidas no Brasil, na qual estão inseridos o trabalho de Michel Pêcheux e reflexões foucaultianas sobre saber e poder. A análise do corpus seguirá os caminhos propostos pela Análise do Discurso, partindo sempre do material (do lingüístico), resgatando suas condições de produção a fim de entendê-lo enquanto acontecimento. No caso deste projeto, as condições de produção dizem respeito às diferentes noções de sujeito em voga hoje no meio acadêmico, bem como as condições de verdade a partir das quais a produção acadêmica contemporânea é produzida. Para a análise do corpus, trabalharei também com os conceitos de metáfora e metonímia trazidas da psicanálise proposta por Jacques Lacan considerando sempre as impossibilidades do deslocamento de conceitos de campos do saber distintos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TURRA, Bruno Molina. O discurso acadêmico e a formação do professor de língua estrangeira: questões sobre o ensino, o sujeito e o impossível. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.