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Competência moral e perfil de profissionais que atendem o adolescente em conflito com a lei

Processo: 09/03913-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Raul Aragão Martins
Beneficiário:Julia Ferreira Bernardo
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Conflito social   Medidas socioeducativas   Adolescentes   Adolescente institucionalizado   Estatuto da criança e do adolescente

Resumo

Os modelos jurídicos que derivam nas formas de atenção aos adolescentes e conflito com a Lei estão em constantes mudanças. Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990, a criança e o adolescente passam a ser reconhecidos como cidadãos de direitos e deveres. Estes, num contexto de proteção integral, podem ser submetidos ao cumprimento de uma medida socioeducativa. O SINASE, documento que regulamenta essas medidas, pontua que a equipe técnica e educadores que trabalham com essa população devem ter habilidades pessoais e inter-relacionais. Esses profissionais lidam o tempo todo com questões de desrespeito às normas, regras e valores sociais, pois é um grupo já marcado legalmente pela transgressão. Este trabalho tem por objetivo analisar o julgamento moral dos profissionais que trabalham na atenção aos adolescentes submetidos às medidas socioeducativas, a fim de verificar se este profissional está apto à lidar com questões do desenvolvimento sócio-moral dos adolescentes. O fato de abordar o tema sobre a vertente sócio-moral é que esta está intrinsecamente ligada à educação e ao desenvolvimento cognitivo e social do indivíduo como um todo. O estudo será pautado na teoria de Piaget e Kohlberg. Serão participantes deste estudo profissionais que atendem os adolescentes submetidos às medidas socioeducativas de uma cidade do interior de São Paulo. A coleta de dados será feita por meio de entrevista semi-estruturada, com questões abertas a qual conterá dilemas morais que serão formulados a partir da teoria de Lawrrence Kohlberg. Para análise dos dados serão calculadas porcentagens e realizado cruzamento de variáveis em busca de categorias e nível de desenvolvimento moral. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Competência moral e perfil de profissionais que atendem o adolescente em conflito com a lei. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.

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