Busca avançada
Ano de início
Entree

Deficiência Auditiva na Infância: repercussões familiares.

Processo: 09/04332-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Giselle Dupas
Beneficiário:Sheila de Souza Vieira
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Enfermagem da família   Deficiência auditiva   Surdez   Família
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:casos crônicos | criança | deficiência auditiva | Enfermagem | familia | Surdez | Enfermagem Familiar

Resumo

Por tratar-se de uma privação sensorial de graves conseqüências para a criança, a família e a sociedade, a deficiência auditiva tem sido objeto de preocupações e estudos na busca de alternativas que viabilizem e assegurem assistência especializada dos profissionais da saúde a essa população. Este projeto objetiva compreender a vivência da deficiência auditiva na infância a partir da perspectiva da família; qual o papel desta junto à criança surda; identificar as mudanças que a deficiência acarreta na vida diária; descrever as estratégias de enfrentamento e os elementos facilitadores; e avaliar a estrutura, o desenvolvimento e o funcionamento familiar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e os referenciais que embasarão o estudo serão o INTERACIONISMO SIMBÓLICO e a TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS (TFD), teórico e metodológico respectivamente. Para a obtenção dos dados utilizaremos a entrevista consentida semi-estruturada, o genograma e ecomapa, uma vez que estes nos permitem compreender mais amplamente as vivências e as necessidades dos entrevistados. Pensamos que esta pesquisa estará assim fortalecendo o conhecimento na literatura nacional e internacional, referente à complexa situação da presença da deficiência auditiva na criança e a necessidade de abordar a família como unidade de cuidado que repercuti e sofre repercussões na vivência desta experiência. Além disso, pretendemos direcionar e estimular os profissionais, a fim de que desenvolvam estratégias de assistência que considerem o sistema familiar como uma unidade de cuidado de saúde e, por conseguinte, realizem uma intervenção direcionada a esta situação.Palavras-chave: Deficiência Auditiva; Surdez; Criança; Família; Enfermagem.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA, SHEILA DE SOUZA; BEVILACQUA, MARIA CECILIA; LISTON ANDRADE FERREIRA, NOELI MARCHIORO; DUPAE, GISELLE. Cochlear Implant: the complexity involved in the decision making process by the family. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 22, n. 3, p. 10-pg., . (09/04332-2)
VIEIRA, SHEILA DE SOUZA; BEVILACQUA, MARIA CECILIA; LISTON ANDRADE FERREIRA, NOELI MARCHIORO; DUPAE, GISELLE. Cochlear Implant: the complexity involved in the decision making process by the family. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 22, n. 3, p. 415-424, . (09/04332-2)